Questões da prova:
SELECON - 2023 - Prefeitura de Primavera do Leste - MT - Monitor de Gestão Educacional
limpar filtros
50 Questões de concurso encontradas
Página 4 de 10
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Primavera do Leste - MT
Disciplina:
Pedagogia
Na primeira etapa da Educação Básica, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), devem ser assegurados seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento, que podem ser identificados pelos seguintes verbos:
Concurso:
Prefeitura de Primavera do Leste - MT
Disciplina:
Pedagogia
Na observância das Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil, a proposta pedagógica das instituições que atendem crianças pequenas e bebês deve garantir que elas cumpram plenamente sua função sociopolítica e pedagógica, assumindo a responsabilidade de:
Concurso:
Prefeitura de Primavera do Leste - MT
Disciplina:
Pedagogia
As diferenças que caracterizam cada fase de desenvolvimento das crianças são grandes, o que leva grande parte das instituições de educação infantil a organizarem os agrupamentos homogêneos por faixa etária. Se, de um lado, isso facilita a organização de algumas atividades e o melhor aproveitamento do espaço físico disponível, de outro, dificulta a possibilidade de interação que um grupo heterogêneo oferece. Assim, tendo em vista o que orienta o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, é importante prever:
Concurso:
Prefeitura de Primavera do Leste - MT
Disciplina:
Pedagogia
Ao estabelecer padrões de referência orientadores para o sistema educacional, no que se refere à organização e ao funcionamento de instituições de educação infantil, é preciso fazer a distinção conceitual entre parâmetro de qualidade e indicador de qualidade. Enquanto o primeiro refere-se à norma, ao padrão, ou à variável capaz de modificar, regular e ajustar o sistema, o segundo diz respeito à:
Concurso:
Prefeitura de Primavera do Leste - MT
Disciplina:
Pedagogia
Brincar é um direito da criança. Por isso, a criação de ambientes educativos especialmente planejados, que ofereçam oportunidades de qualidade para brincadeiras e interações é um desafio para os profissionais que atuam com crianças pequenas. Como propõe o manual “Brinquedos e Brincadeiras de Creches”, produzido pelo Ministério da Educação (MEC), ao comprar um brinquedo para uso de crianças pequenas e bebês, a equipe pedagógica da instituição de educação infantil precisa verificar se: