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Assinale a alternativa que traz a CORRETA interligação entre as noções de modernidade e progresso.
Sobre o conceito de Ludismo, pode-se afirmar que:
O medo é algo imanente às sociedades humanas, durante o medievo este sentimento foi agravado devido às crises econômicas e epidêmicas que devastaram grande parte da sociedade europeia. O medo, portanto, levou grande parte da população a buscar formas de obter uma salvação divina no pós-morte. Nesse contexto, a Igreja Católica se expandiu e se instrumentalizou para auxiliar a população na busca pela Misericórdia Divina.
Sobre os medos e os sistemas de controle, pode-se concluir:
I- O Tribunal do Santo Ofício atuou como instituição de controle durante a Idade Média, tendo como um de seus principais alvos as práticas pagãs de cura entre os camponeses. II- Mulheres e crianças durante o período medieval estavam isentas de pecado e de acusações inquisitoriais mediante a semelhança entre as famílias de camponeses e a Sagrada Família, personificada na imagem de Jesus, Maria e José. III- Animais eram temidos e as práticas de controle medievais foram expandidas para o mundo animal quando a Igreja passou a considerar a existência de dragões e demônios.
É CORRETO o que se afirma em:
Sobre a ascensão do cristianismo entre os períodos denominados de Antiguidade e Medievo, podemos afirmar que:
I- O cristianismo foi beneficiado pela atuação de imperadores romanos como Nero e Diocleciano ao estabelecerem que o culto cristão não deveria sofrer perseguição no território do império. II- A conversão de Clóvis, rei dos Francos, favoreceu a permanência da Igreja Católica em território Europeu. III- A conversão do Imperador Constantino no século IV promoveu a expansão dos cultos cristãos entre o território do Império Romano.
É CORRETO o que se afirma em:
Após a leitura da citação a seguir, extraída da obra Um Estranho em Goa do escritor angolano José Eduardo Agualusa (2010), assinale a alternativa que indica maior proximidade da citação com o conceito de tempo histórico reelaborado para o discurso historiográfico em contraposição ao discurso teórico do positivismo e pensamento metódico.
“Disse-me que dorme pouco, que quase não dorme, e que, para distrair, passa as noites a desenhar o que vê durante o dia. À noite reconstrói o dia.”