limpar filtros
Questões por página:
A contradição nas nossas sociedades não resulta apenas do fosso entre a cultura e a economia, resulta do próprio processo de personalização, de um processo sistemático de atomização e de individualização narcísica: quanto mais a sociedade se humaniza, mais o sentimento do anonimato se estende; quanto mais há indulgência e tolerância, mais aumenta a falta de segurança do indivíduo em relação a si próprio; quanto mais se prolonga o tempo de vida, mais medo se tem de envelhecer; quanto menos se trabalha, menos se quer trabalhar; quanto mais os costumes se liberalizam, mais avança a impressão de vazio; quanto mais a comunicação e o diálogo se institucionalizam, mais sós se sentem os indivíduos, e com maiores dificuldades de contacto; quanto mais cresce o bem-estar, mais a depressão triunfa. Aera do consumo engendra uma dessocialização geral e polimorfa, invisível e miniaturizada; a anomia perde os seus pontos de referência, e a exclusão, também ela agora por medida, desligou-se igualmente da ordem disciplinar. (LIPOVETSKY, Gilles. A Era do Vazio.2005, p.120).
A partir da citação acima, é CORRETO afirmar:
Sobre a luta do Movimento Negro no Brasil, é CORRETO afirmar.
O movimento feminista, desde a segunda metade do século XX, se destaca como um dos movimentos sociais mais expressivos no Brasil da segunda metade do século XX aos dias atuais. Neste sentido, analise as afirmativas abaixo, sobre as principais reivindicações e conquistas do movimento feminista, de modo a indicar, em seguida, a alternativa CORRETA.
I- No século XXI, o movimento feminista no Brasil incluiu novos temas à sua agenda, tais como: a diversidade sexual, racial e o questionamento da maternidade como uma obrigação. II- Aluta para a prevenção da violência doméstica teve avanço considerável quando, no ano de 2006, foi sancionada a Lei Maria da Penha. III- A Marcha das Vadias é uma forma de protesto reconhecida e adotada pelo movimento feminista no Brasil.
A alternativa que responde CORRETAMENTE é:
“Eu e a democracia brasileira temos a mesma idade. Eu achava que nos nossos trinta e poucos anos estaríamos pisando em terra firme. (...) Eu tinha 19 anos quando Lula foi eleito. Lembro da euforia. Parecia um grande passo para a nossa democracia: 20 milhões de pessoas saindo da pobreza; A taxa de desemprego atinge o menor índice da história e o Brasil emerge como um dos protagonistas no cenário mundial. (...) Mas algo no nosso tecido social começa a mudar. O país se divide em duas partes. E esse muro dá lugar a um abismo.” (Petra Costa, filme: Democracia em Vertigem,2019).
O texto acima possibilita as seguintes reflexões sobre a experiência da democracia, no Brasil entre os anos de 1985 e 2018:
I- O Brasil de hoje, dividido em duas partes, é o Brasil da democracia porque todos têm direito de divulgar suas opiniões. II- As políticas sociais implementadas pelos governos do PT não bastaram para consolidar uma democracia no Brasil capaz de sobreviver aos golpes, comuns na nossa história. III- A divisão extrema no cenário político brasileiro da atualidade provoca o sentimento de que a democracia está enfraquecida.
É CORRETO o que se apresenta em:
Sobre o Golpe de 1964 no Brasil, é CORRETO afirmar: