limpar filtros
Questões por página:
As estruturas que devem ser observadas em um exame de deglutição são as seguintes: lábios, frênulo do lábio superior e do inferior, mucosa da boca, gengiva, soalho da boca, dentes, bochechas, palato duro e mole, úvula, mandíbula, articulação temporomandibular, tonsilas palatinas (quando presentes), arcos palatoglosso e palatofaríngeo, língua e seu frênulo, vestíbulos anteriores (espaço entre os maxilares e os músculos do lábio) e vestíbulos laterais (espaço entre os maxilares e as bochechas). E, ainda, devem ser analisados o músculo orbicular da boca, o bucinador, o músculo da língua e os músculos supra-hióideos (digástrico, estilo-hióideo, milo-hióideo e gênio-hióideo). Diante do exposto, faz-se menção à seguinte estrutura para a avaliação da deglutição:
Na fase faríngea, ocorre o movimento da língua para trás em direção ao palato mole. Nesse processo, mobilizam-se os pares cranianos:
É importante que se diferencie a fala da linguagem. A primeira é definida como a sequencialização de fonemas por meio de um ato motor para a produção das palavras; a segunda, como o processo que envolve a fala e outras habilidades com a finalidade de atingir a comunicação efetiva e a interação com outras pessoas. O desenvolvimento típico de linguagem e fala em crianças de determinado intervalo de idade apresenta as seguintes características:

I) aumenta seu vocabulário para 1.500 palavras;
II) compreende questões mais complexas;
III) consegue usar o tempo verbal no passado;
IV) apresenta a capacidade de definir algumas palavras;
V) sabe listar itens que pertençam à mesma categoria, tais como animais e carros, bem como explicar como realizam algumas atividades.

Essas características são típicas de crianças da seguinte faixa etária:
Para a indicação do uso de próteses auditivas em indivíduos adultos, é necessária a realização dos seguintes exames:
O exame polissonografia é indicado quando o paciente apresenta: