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No texto a seguir, discute-se uma conceituação relevante no campo da Psicologia Organizacional.


... um sistema de relações dinâmicas e complexas entre um conjunto de pessoas, que se identificam a si próprias e são identificadas por outras pessoas dentro da organização como membros de um grupo relativamente estável, que interagem e compartilham técnicas, regras, procedimentos e responsabilidades, utilizadas para desempenhar tarefas e atividades com a finalidade de atingir objetivos mútuos […]

MACHADO apud ZANELLI, J. C.; BORGES-ANDRADE, J. E.; BASTOS, A. V. B. (org.). Psicologia, organizações e trabalho no Brasil [recurso eletrônico] / 2ª ed – Dados Eletrônicos. Porto Alegre: Artmed,2014. p.398.


A definição apresentada se reporta ao conceito de

Houve uma mudança de paradigma entre o que se entendia tradicionalmente por Recursos Humanos e o que se entende atualmente por Gestão de Pessoas, como pode ser depreendido a partir da leitura do trecho abaixo.

[…] A outra escolha é visualizar as pessoas como parceiros das organizações. Como tais, elas seriam fornecedoras de conhecimentos, habilidades, competências e, sobretudo, o mais importante aporte para as organizações: a inteligência que proporciona decisões racionais e que imprime significado e rumo aos objetivos do negócio. Nesse sentido, as pessoas constituem o capital humano e intelectual da organização. Organizações bem-sucedidas tratam seus colaboradores como parceiros do negócio e fornecedores de competências e não como simples empregados contratados.

CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas – o novo papel de recursos humanos na organização.4. ed. Barueri, SP: Manole,2014. Adaptado.


O paradigma descrito se diferencia de uma visão mais antiga e tradicional, especialmente ao rejeitar o tratamento de pessoas apenas como

A teoria da tipologia da personalidade de Carl Gustav Jung originou diversos estudos de comportamento utilizados no âmbito das organizações, especialmente dentro do campo da negociação e da mediação de conflitos. Com base nessas ideias, organizou-se o seguinte esquema-resumo:


Os quatro estilos básicos do modelo de Jung

Imagem associada para resolução da questão


SPARKS, D.B. apud MARTINELLI, D.P.; GHISI, F. A.; MARTINS, T. M. (org.). Negociação: Conceitos e aplicações práticas. São Paulo: Saraiva,2010. p.194


O quadro demonstra a correlação possível entre estilos de negociação e tipos de impulsos ligados às ações individuais.

Assim, observando o esquema apresentado e tendo como referência as teorizações referidas, considera-se que o(s)


Leia o texto abaixo:


[…] Ou o time de futebol da Alemanha em 2014 (descrito como “esquadrão anônimo” sem “superestrelas” em um artigo) trucidando o país anfitrião, Brasil, que almejava conquistar sua sexta vitória na Copa do Mundo.

“As pessoas se surpreendem quando o time dos sonhos perde”, diz Brian Uzzi, professor titular de administração e organizações da Kellogg. “A gente espera que, com tanta potência em termos de talento, sem dúvida ganhem, mas isso não acontece”.

Esses resultados enigmáticos perduram em algumas perguntas de longa data, tanto no esporte quanto em outros campos, como negócios e pesquisa científica: O que é preciso para se criar uma equipe de sucesso? Quanto depende do talento individual e quanto da capacidade de trabalho em conjunto dos membros da equipe?

Para explorar essa pergunta, Uzzi e seus colegas examinaram um aspecto específico do trabalho em equipe: um histórico de vitórias compartilhadas.

“É preciso ter o talento como base”, diz Uzzi. “Mas o talento não engloba todo o seu potencial, a menos que se trabalhe em equipe”. [...]

Disponível em: https://exame.com/ciencia/o-que-leva-um-time- -a-vitoria-talento-individual-ou-trabalho-em-equipe/. Acesso em: 14 ago.2024. Adaptado.


A reportagem apresentada investiga uma característica do trabalho em equipe que se relaciona com o conceito de

Tendo em vista o planejamento de carreira, o campo da Psicologia Organizacional e do Trabalho aponta as seguintes modalidades de crescimento profissional: a promoção vertical no segmento de carreira, a reclassificação com mudança de classe e a reclassificação sem mudança de classe.


As definições que correspondem a cada uma dessas modalidades, respectivamente, são: