limpar filtros
Questões por página:
Analise as asserções seguintes, marque na sequência a alternativa pertinente.

I – A abordagem psicossomática atual resgata e atualiza a visão galênica do pensamento médico na medicina, recuperando e aprofundando a ideia do ser humano como unidade integrada.
II - Portanto, a visão psicossomática atual não enxerga divisão entre mente e corpo, não sendo mais aceitável ver corpo e mente como se fossem apenas dois “vizinhos” que, apesar de morarem próximos, vivem cada qual uma vida independente.
A abordagem psicodramática, segundo a Federação Brasileira de Psicodrama, é ratificada por meio das afirmativas abaixo, exceto:
Em relação à fundamentação filosófica da abordagem gestáltica, os três pilares centrais são:

I – Humanismo
II – Fenomenologia
III – Existencialismo
IV – Teoria de Campo
V – Teoria Organísmica
Sobre a abordagem psicanalítica, marque V (verdadeiro) e F (falso) e, posteriormente, a alternativa correspondente.

[ ] A psicanálise nasceu de uma situação de “bricolagem” experimental, cuja inteligibilidade está diretamente ligada à invenção da hipótese do inconsciente na qual está incluída a hipótese igualmente heurística de libido psíquica.
[ ] Desde o início, os conceitos de Freud são essenciais, pois têm o intuito de dar conta dos fenômenos que aparecem no campo do protocolo do tratamento.
[ ] Os fenômenos considerados por Freud são acontecimentos vividos na primeira pessoa: sentimentos, sensações, emoções.
[ ] Para Freud, não há “verdades” que subsistiriam depois de invalidadas pela experiência, assim como não há fatos brutos que se apresentariam como tal à observação: o fato não é um “dado”; ele é isolado, livre, produzido pela hipótese que assegura sua construção e para a qual é a condição de validação.
Analise as asserções e marque, posteriormente, a alternativa correspondente.

I - A psicanálise, teoria desenvolvida por Sigmund Freud (1856-1939) como modelo terapêutico para tratamento das neuroses, tem contribuições significativas para a psicologia do desenvolvimento.
II - A partir da hipótese do inconsciente, fonte das pulsões que movem o ser humano e determinam a vida psíquica, Freud desenvolve na psicanálise a concepção de um sujeito historicamente determinado pelo registro consciente de suas experiências iniciais.