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Por ocasião da instalação dos sistemas operacionais Windows XP, Vista e 7 em microcomputadores e notebooks, os dados são organizados numa forma padronizada por meio de sistemas de arquivos.

São suportados por esses sistemas operacionais os seguintes sistemas de arquivos:
Bancos de dados relacionais são implementados por meio de tabelas que utilizam um dos atributos que as integram, como o campo chave primária. Esse fato é de suma importância para a consistência e a recuperação dos dados.

Por suas características, dois atributos utilizados como chaves primárias são
Sejam AH e AL as partes alta e baixa de 8 bits, respectivamente, do registrador AX de 16 bits.

MOV AH,20h
MOV AL,80h
ADD AL,AH
MOVSX AX,AL
ADD AL,AH
MOVZX AX,AL


Sabendo-se que a instrução MOVSX realiza uma cópia com extensão de sinal e a MOVZX realiza uma cópia com extensão de zeros, a execução do código listado acima faz com que AX termine com o valor
A técnica de paginação e memória virtual usando o disco rígido, nos processadores x86, permite que o processador enxergue um espaço de memória RAM maior do que a quantidade de RAM realmente existente.

Ao se tentar acessar uma variável localizada num endereço ausente na RAM, o sistema operacional
Um joystick analógico de videogame usa dois monoestáveis para a leitura digital dos valores resistivos nos eixos X e Y. Uma rotina dispara_monoestaveis( ) faz com que os monoestáveis iniciem a geração dos dois pulsos digitais de tamanhos proporcionais aos valores resistivos. A função le_joystick( ) retorna:

• 0, se ambos os pulsos dos monoestáveis estiverem finalizados;
• 1, se apenas o pulso do monoestável no eixo X estiver finalizado;
• 2, se apenas o pulso do monoestável no eixo Y estiver finalizado;
• 3, se ambos os pulsos dos monoestáveis ainda estiverem ativados.

Quando o joystick estiver relaxado, após uma execução de dispara_monoestaveis( ), realizam-se 10 execuções da função le_joystick( ), obtendo-se os seguintes valores retornados: 3, 3, 3, 3, 3, 2, 0, 0, 0, 0. Ao se flexionar o joystick para a frente (eixo Y) e para a direita (eixo X), os valores retornados após as 10 execuções são: 3, 3, 3, 3, 3, 3, 3, 3, 2, 0

Se forem lidos os valores 3, 3, 2, 2, 2, 2, 2, 0, 0, 0, 0, é porque o joystick está flexionado