Questões da prova:
FUJB - 2011 - MPE-RJ - Analista Ministerial - Administrativo
limpar filtros
100 Questões de concurso encontradas
Página 9 de 20
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
MPE-RJ
Disciplina:
Direito Constitucional
Acerca do que doutrinariamente se denomina “princípios constitucionais sensíveis”da CRFB/88, é possível afirmar que:
Concurso:
MPE-RJ
Disciplina:
Direito Constitucional
A partir do conceito de constituição dirigente, é possível afirmar:
Concurso:
MPE-RJ
Disciplina:
Direito Constitucional
As categorias de classifcação das constituições quanto à possibilidade de reforma são:
Concurso:
MPE-RJ
Disciplina:
Direito Constitucional
Considere a seguir o trecho de acórdão proferido nos autos do Mandado de Segurança 26603/DF, julgado pelo pleno do Supremo Tribunal Federal em 04 de outubro de 2007 sob a relatoria do Ministro CELSO DE MELO:
No poder de interpretar a Lei Fundamental, reside a prerrogativa extraordinária de (re)formulá-la, eis que a interpretação judicial acha-se compreendida entre os processos informais de _________________, a significar, portanto, que “A Constituição está em elaboração permanente nos Tribunais incumbidos de aplicá-la”. Doutrina. Precedentes. - A interpretação constitucional derivada das decisões proferidas pelo Supremo Tribunal Federal - a quem se atribuiu a função eminente de “guarda da Constituição” (CF, art.102, “caput”) - assume papel de fundamental importância na organização institucional do Estado brasileiro, a justificar o reconhecimento de que o modelo político-jurídico vigente em nosso País conferiu, à Suprema Corte, a singular prerrogativa de dispor do monopólio da última palavra em tema de exegese das normas inscritas no texto da Lei Fundamental.
A modalidade estrita de alteração constitucional defnida pelo Ministro Relator na lacuna acima é a:
Concurso:
MPE-RJ
Disciplina:
Legislação do Ministério Público
Willow, Promotor de Justiça, no curso de determinada investigação criminal, entende que indícios de autoria delitiva recaem sobre uma autoridade contemplada com foro especial e, imediatamente, encaminha os autos ao Procurador-Geral de Justiça.A chefa institucional, por sua vez, sustentando de forma contrária, ou seja, pela ausência de elementos indiciários que apontem para a conduta da aludida autoridade, devolve o caderno investigatório a Willow para que prossiga naquela apuração.
Acerca da hipóteseacima, é correto afirmar que:
Acerca da hipóteseacima, é correto afirmar que: