limpar filtros
Questões por página:
mostrar texto associado
Entre os materiais preferencialmente aplicados na restauração de dentes decíduos, destacam-se os cimentos ionoméricos, que apresentam coeficientes de expansão térmica mais próximos aos das estruturas dentárias e as seguintes propriedades: tempo aceitável de reação de geleificação e resistência à tração e à compressão.
mostrar texto associado

Óxidos de bário (BaO) ou de estrôncio (SrO), modificadores ópticos, conferem ao cimento de ionômero de vidro aspecto estético semelhante ao da estrutura dentária, enquanto o fluoreto de cálcio e o pentóxido de fósforo favorecem a resistência mecânica e a adesão ao dente.

mostrar texto associado
O adesivo dentinário foi desenvolvido para atuar como agente intermediário de união em restaurações em que se utilizam os compósitos, dada a reação que estes apresentam ao penetrar na área de condicionamento ácido do esmalte e da dentina, em razão da quantidade da carga inorgânica presente.
mostrar texto associado
A forma de conveniência, manobra incluída no tempo operatório de alisamento das paredes de esmalte, requer a eliminação de tecido dentário, processo que facilita o acesso à lesão, a adequada instrumentação cavitária e a inserção do material restaurador.
mostrar texto associado
A limpeza da superfície dental, primeiro passo do processo operatório de remoção de detritos dentários, viabiliza a desobstrução das anfractuosidades nas superfícies do dente.