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Questão Anulada
O assessor de imprensa deve, conforme recomendam Ferrarreto e Ferrarreto (2009), "evitar práticas que firam o Código de Ética do jornalismo, como pressões e tentativas de suborno, lembrando sempre: assessor de imprensa é jornalista, não lobista". Com base nesta reflexão e no Código de Ética do Jornalista, julgue as afirmações a seguir:

I. O jornalista pode realizar cobertura jornalística para o meio de comunicação em que trabalha sobre organizações públicas, privadas ou não- governamentais, da qual seja assessor, empregado, prestador de serviço ou proprietário, e utilizar o referido veículo para defender os interesses dessas instituições ou de autoridades a elas relacionadas;

II. Um assessor de imprensa pode aceitar ou oferecer trabalho remunerado em desacordo com o piso salarial, a carga horária legal ou tabela fixada por sua entidade de classe;

III. O assessor de imprensa não deve contribuir ativa ou passivamente para a precarização das condições de trabalho;

IV. Um jornalista não pode se submeter a diretrizes contrárias à precisa apuração dos acontecimentos e à correta divulgação da informação;

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Conforme explicam Ferraretto e Ferrarreto (2009, p. 31), os jornalistas atuantes em Assessorias de Imprensa, "têm antes de tudo um compromisso com a livre circulação de informações". A partir desta reflexão, pode-se afirmar que:

I. Defender a livre circulação de informações, significa, então, divulgar todo tipo de informação;

II. Os assessores de imprensa precisam defender fortemente perante seus assessorados a ideia de que não devem ser impostas barreiras à divulgação de fatos de interesse público, mesmo que eventualmente envolvam situações negativas;

III. Quanto maior for o esforço do assessor de imprensa para que seu assessorado tenha uma relação permanente e transparente com os veículos de comunicação, melhores serão as condições para que se lide, inclusive, com situações de conflito;

IV. O jornalista deve cuidar para que a relação da organização para a qual trabalha seja pautada pelos preceitos éticos, a fim de ajudar a criar e manter a imagem de seriedade e credibilidade do assessorado;

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Em relação ao Comitê Gestor do Gespública, pode-se afirmar que:

I. o mandato dos membros do Comitê Gestor será de dois anos, permitida a recondução;

II. o mandato dos membros do Comitê Gestor será de três anos, não permitida a recondução;

III. o mandato dos membros do Comitê Gestor será de três anos, permitida a recondução;

IV. ao coordenador do Comitê Gestor cabe exercer o voto de qualidade no caso de empate nas deliberações;

V. é vedado ao coordenador do Comitê Gestor exercer o voto de qualidade no caso de empate nas deliberações;

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Em relação à atuação voluntária nas ações do Gespública, pode-se afirmar que:

I. poderão participar apenas organizações públicas;

II. poderão participar organizações públicas e privadas;

III. no caso da atuação voluntária das pessoas, esta será considerada serviço público relevante não remunerado;

IV. no caso da atuação voluntária das pessoas, esta não será considerada serviço público relevante, mas haverá remuneração;

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De acordo com o Decreto Federal n. 5.378/2005, em relação ao Gespública, pode-se afirmar que:

I. trata-se de um programa a ser aplicado apenas em órgãos públicos do Governo Federal;

II. é restrito aos órgãos do Poder Executivo;

III. a adesão a este programa foi obrigatória até o final do ano de 2005;

IV. é um programa que busca a excelência da gestão pública;

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