100 Questões de concurso encontradas
Página 10 de 20
Questões por página:
A respeito da evolução da Administração pública, considere:
I. Na histórica separação entre as esferas da política e da administração, coube à primeira, ao menos teoricamente, a formulação das políticas públicas e à segunda sua implementação.
II. As reformas no serviço público, no início do século XX, notadamente a norte-americana, intentaram a aplicação dos princípios da chamada Administração científica.
III. A adoção do princípio Taylorista da “unidade de comando”, passa a fazer parte da estrutura organizacional pública de diversos países, a partir do pós-guerra.
IV. A adoção de regras racionais e impessoais possui referências na teoria weberiana da burocracia.
Está correto o que se afirma em
Na primeira dimensão (a histórica), múltiplas e sucessivas miscigenações, bem como a grande diversidade de influências que sofremos durante a industrialização e depois durante a internacionalização da economia, provocam um efeito de complexa hibridização no interior de nossas organizações. Ao refletir as influências − muitas vezes contraditórias − dessa diversidade, que interagem e se interpenetram, nossas empresas acabam gerando modelos diversos entre si e diversos das categorias ideais normalmente aceitas nos países de onde foram importadas ou nas culturas que nos inspiraram.
(CALDAS, M.P. Cultura organizacional e cultura brasileira. São Paulo: Atlas,1997. p.88)
Do fragmento acima, apreende-se
A tabela abaixo apresenta, em sua coluna da esquerda, quatro tipos de agentes públicos. Na coluna da direita, apresenta quatro características que correspondem a cada um destes tipos.
A correspondência correta entre cada elemento das duas colunas é: