FUNDEPES - 2019 - IFAL - Médico
limpar filtros
Questões por página:

Julgue cada item a seguir como Verdadeiro (V) ou Falso (F) sobre as doenças intestinais inflamatórias idiopáticas.

 

 

1. ( ) A Retocolite Ulcerativa é uma doença intestinal caracterizada pelo surgimento de lesões inflamatórias que ascendem de maneira uniforme (homogênea) pela mucosa do cólon. Se a doença for de longa duração pode ocorrer displasia epitelial, que tem forte associação com o desenvolvimento de neoplasia maligna do cólon.

2. ( ) A Doença de Crohn pode acometer qualquer parte do tubo digestivo, desde a boca até o ânus. As alterações patológicas inflamatórias são tipicamente transmurais nesta patologia.

3. ( ) A presença do anticorpo anti-Saccharomyces cerevisiae (ASCA) positivo e o anticorpo anticitoplasma de neutrófilo (p-ANCA) negativo sugere o diagnóstico de Doença de Crohn.

4. ( ) A Retocolite Ulcerativa geralmente se inicia com a formação das úlceras aftoides que podem evoluir com extensão lateral de forma linear ou aprofundamento através de camadas da parede intestinal, resultando em fístulas para o mesentério e órgãos vizinhos.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

 

Marque a alternativa correta sobre as lesões cerebrais causadas por um traumatismo cranioencefálico (TCE).

Paciente, sexo masculino,25 anos de idade, queixa-se de manchas eritematosas em mãos, associadas a telangiectasias e ginecomastia há mais de 2 meses. Nota-se também ao exame físico palidez cutaneomucosa, ascite, presença de distonia em seus movimentos e, ao exame oftalmológico, a presença de anéis de Kayser Fleischer.

De acordo com o provável diagnóstico, qual o mecanismo fisiopatológico envolvido?

Sobre o diagnóstico e tratamento da cólica renal na emergência, assinale a afirmativa correta.

Paciente, sexo masculino,58 anos de idade, chega à Unidade de Pronto Atendimento apresentando hematêmese de grande quantidade há aproximadamente 30 minutos. Ao exame clínico, nota-se paciente sonolento, com palidez cutaneomucosa moderada, PA 80x50 mmHg, FC 125bpm.

Tem diagnóstico prévio de hepatopatia crônica. Qual a melhor conduta para o paciente neste momento?