limpar filtros
Questões por página:

Um laboratório de bacteriologia clínica que realiza metodologia semi-quantitativa de Maki para cultura de cateteres, recebeu três amostras de pontas de cateter venoso central, sabendo-se que área e pareamento são requisitos de interpretação de resultados:


Amostra A: tinha 8 (oito) centímetros de comprimento e não vinha acompanhada de frascos de hemocultura.

Amostra B: tinha 5 (cinco) centímetros de comprimento e acompanhava um par de frascos de hemoculturas, sendo um periférico e outro colhido através do cateter venoso central antes de sua retirada.

Amostra C: também com 5 (cinco) centímetros de comprimento e não acompanhava frascos de hemocultura.


Levando em conta as afirmações, assinale a alternativa CORRETA.

A avaliação do número de unidades formadoras de colônias (UFC) por mililitro de urina é critério importante na interpretação das uroculturas. Sobre esse assunto, considere os itens abaixo.


I - O critério de Kass determina a contagem >100.000 UFC/ml como limite indicativo de Infecção do Trato Urinário (FTU).

II - Segundo 0 critério de Stamm mulheres sintomáticas melhoram com o uso de antimicrobianos quando apresentam contagem entre 100 e 10.000 UFC/ml urina.

III - No caso de pacientes sintomáticas não complicadas o limite segundo Stamm corresponde a um aumento da sensibilidade quando comparado ao critério de Kass.

IV - O critério de Kass proporciona no caso de pacientes do sexo feminino apresentando infecção sintomática não complicada uma alta especificidade e uma baixa sensibilidade.


Está(ão) CORRETA(S)

São considerados como barreiras primárias as Cabines de Segurança Biológica (CSB) ou outros equipamentos projetados para remover ou minimizar exposições aos materiais biológicos perigosos. A CSB é 0 dispositivo principal utilizado para proporcionar a contenção de borrifos ou aerossóis infecciosos provocados por inúmeros procedimentos microbiológicos. Com relação às CSB CLASSE II considere as afirmativas.


I - Classe II Tipo A - Possui um sistema de ventilação plena sob pressão negativa para sala de exaustão através de dutos.

II - Classe II Tipo BI - 30% de ar recirculado através de filtração altamente eficiente (filtração HEPA) e com exaustão de ar via HEPA e dutos.

III - Classe II Tipo B2 - 70% de ar recirculado através de filtração altamente eficiente (filtração HEPA) e com exaustão de ar via HEPA e dutos.

IV - Classe II Tipo B3 - Possui entradas e saída do ar através de filtração altamente eficiente (filtração HEPA).


Está(ão) CORRETA(S)

O gerenciamento dos Resíduos dos Serviços de Saúde constitui-se em um conjunto de procedimentos de gestão, planejados e implementados a partir de bases científicas e técnicas, normativas e legais, com o objetivo de minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados, um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando à proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente.


De acordo com a RDC n° 306 de 7 de dezembro de 2004 é CORRETO afirmar que

As infecções do trato urinário estão entre as doenças infecciosas mais comuns na prática clínica, particularmente em crianças, adultos jovens e mulheres sexualmente ativas, sendo apenas menos frequentes que as do trato respiratório. No meio hospitalar são as mais frequentes entre as infecções nosocomiais em todo 0 mundo. Do ponto de vista prático, por convenção, define-se como ITU tanto as infecções do trato urinário baixo (cistites) e como as do trato urinário alto (pielonefrites). Quanto à evolução dessas infecções considere as afirmativas. I - Episódio único ou isolado - ocorre uma única vez e resolve habitualmente pelo uso de antibioticoterapia. Um segundo episódio isolado, pode ocorrer sem relação temporal com 0 anterior. Entre 10 a 20% das mulheres irão apresentar no decorrer da vida pelo menos um episódio de infecção urinária.

II - Recidiva - é a ocorrência de um novo episódio de ITU, sem relação com o evento anterior, causado por outro microrganismo, exceto que pela origem e freqüência do agente etiológico que coloniza a região perineal, pode ser atribuída à mesma espécie bacteriana. Episódios repetidos não devem ser confundidos com infecção urinária crônica.

III - Reinfecção - em conseqüência à falha no tratamento o mesmo microrganismo isolado previamente persiste no trato urinário, causando infecção ou bacteriúria assintomática. A persistência do mesmo microrganismo por meses ou anos, leva a infecção urinária crônica.

IV - ITU crônica: representa a persistência do mesmo microrganismo por meses ou anos com recidivas após tratamento, no caso de pielonefrite crônica, há associação com comprometimento da pelve e parênquima renal.

V - ITU recorrente: Dois ou mais episódios no período de 6 meses ou três ou mais no período de um ano as definem na mulher. Nos homens, é definida quando ocorrem dois ou mais episódios de ITU em um período de até 3 anos, lembrando a freqüente associação com prostatite bacteriana crônica, nos pacientes sem fatores predisponentes.


Estão CORRETA(S)