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“O jogo é de fato mais antigo que a cultura. Ele deve ser analisado mais que pelos fenômenos fisiológicos ou reflexo psicológico. Ultrapassa os limites da atividade puramente física ou biológica. É uma função significante, isto é, encerra um determinado sentido. No jogo existe alguma coisa ‘em jogo’ que transcende as necessidades imediatas da vida e confere sentido à ação. Todo jogo significa alguma coisa. O simples fato desta atividade encerrar um sentido implica a presença de um elemento não material em sua própria essência.” (Huizinga,2010.)
Em Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura, Huizinga discute que o “jogar” é um elemento nuclear de formação da cultura humana e observa como os elementos lúdicos estão presentes na política, na guerra, no amor, na poesia e em tantas outras facetas do humano. Este livro, inclusive, tornou-se bibliografia obrigatória no campo de estudos sobre games da atualidade, bem como o jogo como estratégia e ferramenta pedagógica nas escolas, em especial nas aulas de educação física. O autor propõe que a ideia de jogo pressupõe algumas características essenciais; sem elas a atividade não poderá ser compreendida como tal ação.
NÃO se configura como uma característica essencial do jogo, segundo Huizinga (2010):
Analise as características a seguir.
• Respeitar o universo cultural (do aluno), explorando a gama múltipla de possibilidades educativas de sua atividade lúdica espontânea e gradativamente propor tarefas cada vez mais complexas e desafiadoras com vista à construção do seu conhecimento. • Opor-se às linhas tecnicistas, padronizadas e mecanicistas da educação física, buscando considerar as diferenças individuais e as experiências vividas pelos alunos em seu cotidiano. • Construir o conhecimento a partir da interação do sujeito com o mundo, numa relação que extrapola o simples exercício de ensinar e aprender. • Possibilitar maior integração com uma proposta pedagógica ampla e integrada da educação física nos primeiros anos da educação formal. • Desconsiderar a especificidade da educação física.
As características apresentadas anteriormente fundamentam a proposta da educação física denominada:
Sobre os estudos históricos da educação física na escola, ao longo do século XIX e XX, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A inclusão da educação física oficialmente na escola ocorreu no Brasil somente no século XX, em 1912, com a Reforma de Rui Barbosa, embora a preocupação com a inclusão de exercícios físicos, na Europa, remonte ao século XVIII, com Guts Muths, J. J. Rousseau, Pestalozzi e outros. ( ) No início do século passado, em função da necessidade de sistematizar a ginástica na escola, surgiram os “métodos ginásticos”. Os principais métodos foram propostos pelo sueco P. H. Ling, pelo francês Amoros e pelo alemão Spiess. ( ) Apenas a partir da década de 1920 que os vários Estados da Federação brasileira começaram a realizar suas reformas educacionais e incluíram a educação física com o nome mais frequente de “exercícios físicos”. ( ) Ambas as concepções higienistas e militaristas consideravam a educação física como uma disciplina essencialmente prática, necessitando, portanto, de todo um aparato teórico para sua fundamentação. Por isso havia evidente distinção entre a educação física escolar e a instrução física militar.
A sequência está correta em
“A abordagem ___________________ não se propõe a tratar da cultura nas aulas de educação física. Preocupa-se na análise dos aspectos do crescimento, do desenvolvimento e da aprendizagem. Dessa forma, os autores desta concepção definem como objetivo inicial para a educação física uma proposta voltada para a aquisição de habilidades motoras básicas e depois as habilidades complexas desenvolvidas pelos alunos.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
“A educação física, a partir da revisão do conceito de corpo e considerando a dimensão cultural simbólica defendida por Geertz (1989), pode ampliar seus horizontes, abandonando a ideia de área que estuda o movimento humano, o corpo físico ou o esporte na sua dimensão técnica.” (Daólio,2004.)
Segundo as teorias apresentadas pelo autor supramencionado, fundamentador da Abordagem Cultural da Educação Física, a área em questão destina ao estudo e aprofundamento da(s)