limpar filtros
Questões por página:

No processo de transformação do modo de produção no campo, intensificou-se a mecanização da agricultura, com a introdução de máquinas com motores a explosão e incorporações de adubos sintéticos e herbicidas químicos. Essa proximidade entre indústria e agricultura intensifica, após a Segunda Guerra Mundial, o que foi chamada de Segunda Revolução Agrícola. Nesse período, o desenvolvimento dos meios de transporte possibilitou o comércio de produtos em escala global. Apesar do desenvolvimento da agricultura moderna ainda persistir, principalmente nos países subdesenvolvidos e emergentes, na agropecuária tradicional predominam a baixa produtividade, o uso de técnicas, recursos e ferramentas rudimentares e dependentes de condições naturais e de elevado emprego de mão de obra. Os atuais sistemas de produção agropecuários podem ser classificados de acordo com a produtividade alcançada e os lucros obtidos, independentemente da área utilizada, dividindo-se em sistemas intensivo e extensivo de produção agropecuária. Sobre os sistemas intensivo e extensivo na agricultura e pecuária, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) No sistema intensivo, o modo de produção agrícola implantado nas propriedades faz o uso constante de técnicas e de tecnologias modernas, como seleção de sementes e plantas, sistemas de irrigação, estufas para controle da temperatura e da intensidade dos raios solares que atingem as plantas, adubos e herbicidas industrializados, equipamentos e veículos modernos, entre outros processos controlados pelo ser humano que diminuem a dependência direta das condições naturais para alcançar maior produtividade em menor tempo de utilização da terra.

( ) No sistema extensivo, o modo de produção agrícola é tradicional sem tecnologia moderna nem métodos mais avançados de conservação da terra, com o uso do arado de tração animal. Nesse sistema há dependência direta das condições naturais da terra e dos fatores climáticos. No entanto, por razão dessas condições, comumente, a produtividade alcançada por área é baixa.

( ) No sistema de produção intensivo na pecuária, os animais têm uma dieta alimentar definida pelas pastagens nativas, andam soltos por uma grande área e não dispõem de cuidados veterinários modernos. Essa prática, mais comum para o gado bovino destinado ao corte, gera baixa produtividade de carne por área.

( ) O sistema de produção extensivo na pecuária é caracterizado pela reprodução do gado e das aves para a produção de carnes e outros derivados por meio de técnicas, como inseminação artificial, melhoramento genético e controle de cruzamentos, entre outras. Esses procedimentos permitem alcançar elevadas taxas de produtividade na pecuária.


A sequência está correta em

Na agricultura brasileira, predominam a mão de obra familiar em pequenas e médias propriedades agrícolas. Nas propriedades em que a agricultura familiar é extensiva, muitas vezes os membros da família buscam trabalho nas cidades ou em outras lavouras, onde trabalham temporariamente nas épocas de plantio ou colheita, e retornam à sua terra apenas em períodos de maior atividade agrícola. Existem também outros tipos de relação de trabalho envolvendo trabalhadores rurais que possuem terras ou não, compondo diferentes tipos de mão de obra no campo. Das alternativas a seguir assinale aquela em que o trabalho é considerado contraditório aos direitos humanos.

Leia os dados contidos na tabela sobre o meio ambiente nas conferências Rio 92 e Rio+10.



De acordo com a tabela, o único indicador que melhorou entre os anos de 1992 e 2002 foi:

O termo megacidade surgiu em meados da década de 1990, quando os especialistas da Organização das Nações Unidas (ONU) constataram que várias cidades estavam aumentando seus contingentes populacionais, principalmente nos países subdesenvolvidos. São consideradas megacidades, EXCETO:

As forças exógenas são forças externas, que provocam alterações físico-químicas na superfície terrestre. Acerca do exposto, analise as alternativas a seguir.


I. Intemperismo químico e físico.

II. Intemperismo biológico.

III. Epirogênese.

IV. Orogênese.

V. Vulcanismo.


Fazem parte das forças exógenas apenas as alternativas