50 Questões de concurso encontradas
Página 5 de 10
Questões por página:
Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), teve início uma nova fase da produção industrial. Profundas transformações ocorreram no espaço geográfico mundial durante a segunda metade do século XX, que não se restringiram ao setor industrial. Ampliou-se, nesse período, a integração entre a ciência e a produção, inaugurando a chamada revolução técnico-científico-informacional. Sobre as características da revolução técnico-científico-informacional, analise.
I. As inovações tecnológicas, rapidamente transferidas para as atividades produtivas, possibilitaram a informatização dos sistemas de produção industrial, inserindo a robotização nas linhas de montagem.
II. O trabalho das máquinas passou a substituir cada vez mais o trabalho humano, com a necessidade de reduzir os custos, resultando no desemprego sazonal.
III. Outras mudanças acompanharam essa terceira fase da Revolução Industrial, como a terceirização de atividades que não são consideradas o objetivo principal da empresa (por exemplo, manutenção de máquinas, serviços de limpeza, fornecimento de alimentos para os funcionários, segurança, entre outros serviços prestados por outras empresas ou pessoas especializadas).
Estão corretas as afirmativas
Observe o tipo de representação a seguir.
Trata-se de:
O professor de Geografia do 1º ano do ensino médio pediu que os alunos trouxessem rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas a fim de classificá-las. As rochas que apareceram foram:
• Rocha 1: mármore.
• Rocha 2: basalto.
• Rocha 3: ardósia.
• Rocha 4: granito.
• Rocha 5: arenito.
• Rocha 6: calcário.
A sala foi dividida em quatro grupos e cada um fez uma classificação diferente. Assinale a alternativa que apresenta a classificação correta.
Representar a superfície terrestre com a maior precisão possível tem sido um desafio enfrentado pela humanidade desde a Antiguidade. Diante disso, vêm sendo criadas, desde o século XVI e por diversos cartógrafos, as projeções cartográficas, que são técnicas usadas para representar a superfície terrestre num plano, como o mapa-múndi ou planisfério. O termo projeção sugere que continentes, oceanos, mares e demais porções da superfície terrestre são “projetados” num plano, sobre o qual se desenha um sistema de coordenadas geográficas. Observe a imagem da projeção cartográfica a seguir.
“Tal projeção mantém a proporção real entre terras e águas. Possibilita a visão de conjunto da superfície terrestre, associada à esfericidade, graças ao seu ‘formato de coração’. As distorções da forma dos continentes são menores ao longo do Meridiano de Greenwich e do Polo Norte, que estão no centro dessa projeção.” Trata-se de: