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A ideia central sobre o que é arquitetura organizacional, tal qual a arquitetura de fato, baseia-se no estudo e reflexão sobre O processo de construção organizacional, considerando ainda, a sua finalidade. Pode-se utilizar as seguintes premissas originárias da arquitetura física, como caminhos para a construção de organizações mais eficientes:


I. Primado da finalidade — o projeto final deve ter utilidade. Este é o princípio arquitetônico segundo o qual a forma deve sempre seguir a função.

II. Adequação arquitetônica — o projeto final precisa proporcionar uma espécie de moldura na qual a vida organizacional aconteça e não uma simples especificação.

Ill. Materiais estruturais — os projetos concebidos devem considerar novos materiais que possibilitem outras arquiteturas até então não imaginadas, tornando, inclusive, obsoletos os elementos constituintes das antigas formas.

IV. Tecnologias colaterais — no decorrer da elaboração de um projeto organizacional, assim como os arquitetos, os executivos, precisam recorrer a tecnologias coletareis, pois a eficiência das empresas depende desses conhecimentos para que se realizem funções organizacionais básicas.


Quais estão corretas?

Diariamente, várias ameaças estão sempre presentes no contexto da empresa. Essas precisam ser claramente identificadas e diagnosticadas para um perfeito equacionamento da dinâmica de suprimento de materiais e serviços e as articulações com fornecedores e os demais atores envolvidos no processo. Como principais ameaças às organizações tem-se:


I. Ameaças naturais — em função de que as matérias primas em abundância na natureza não são inesgotáveis, assim como as modificações climáticas poderão produzir efeitos desastrosos para a economia de seus países e suas empresas.

Il. Ameaças políticas — devido as intervenções do estado na economia e no sistema jurídico dos paises que são normalmente criadas com a finalidade de obtenção de um benefício direto ou indireto.

IIl. Ameaças financeiras — em face da flutuação brusca de moedas fortes com probabilidade do surgimento de riscos financeiros com seus impactos no comércio internacional.

IV. Ameaças dos mercados — devido as altas de preços, oscilação no preço das comodities, políticas protecionistas de alguns paises e mesmo internacionalização dos mercados.

V. Ameaças tecnológicas e dos avanças industriais — as modificações profundas na estrutura da concorrência por meio da modernização e da atualização constante dos parquesindustriais.


Quais estão corretas?

A integração da cadeia de suprimentos passa por vários estágios de complexidade, variável em função da maior ou menor interação entre os agentes operadores dos diversos processos que fluem, ao longo da cadeia, destinado a prover o suprimento de um bem ou serviço, para um determinado cliente, na ponta de consumo. Os quatro estágios de evolução da cadeia de suprimentos são:


I. Informal — neste estágio, pela inexistência de processos operacionais bem estruturados e políticas de gerenciamento das operações básicas, há baixa qualidade no serviço de atendimento ao cliente, assim como a imprevisibilidade na qualidade do produto ou serviço oferecido.

II. Funcional — neste estágio, em face da orientação funcional da organização, há uma subutilização no gerenciamento dos investimentos, no controle dos custos que resuta na baixa qualidade da gestão da satisfação do cliente.

IIl. Integração de processos internos — neste estágio, são alinhados os diversos sub processos da empresa e a gestão das operações é integrada aos demais processos. Comoresultado disso, tem-se um desempenho superior e um processo de melhoria contínua.

IV. Organização descentralizada - neste estágio, em face da orientação funcional da organização, há uma descentralização no gerenciamento dos investimentos, no controle dos custos que resulta na baixa qualidade da gestão da satisfação do cliente.

V. Organização centralizada - neste estágio, em face da orientação funcional da organização, há uma centralização no gerenciamento dos investimentos, no controle dos custos, que resulta na alta qualidade da gestão da satisfação do cliente.


Quais estão corretos?

A função compras diz respeito a todo o complexo que envolve o processo de Planejamento da aquisição, licitação, julgamento das propostas de fornecimento de materiais e serviços, bem como a contratação de fornecedores destinada ao fornecimento dos materiais e serviços utilizados pelas empresas. Esse processo envolve objetivos como:


I. Comprar de forma eficiente, maximizando o ganho para empresa, dentro dos padrões éticos.

Il. Garantir o suprimento dos materiais, nas quantidades e nos prazos exigidos pelos usuários.

IIl. Criar e desenvolver de uma forma premente e intensiva, um cadastro de fornecedores de suprimentos que dê garantia quanto aos fluxo de materiais a serem abastecidos nas empresas.

IV. Manter uma boa articulação tanto internamente nas empresas, quanto com o mercado em geral e, especialmente, com o mercado fornecedor dos insumos e produtos exigidos pelas empresas.

V. Criar rotinas e procedimentos dentro dos processos de aquisição que sejam ágeis e permitam um efetivo controle de todo o processo.


Quais estão corretos?

As atividades de controle nas organizações podem assumir muitas formas, e os sistemas de informação desempenham importante papel no controle organizacional básico. Representam formas específicas de controle financeiro através de sistemas de informação:


I. Controle orçamentário.

Il. Auditoria.

III. Precificação de produtos.

IV. Gerenciamento de contratos.

V. Análise de rentabilidade e controle de custos.


Quais estão corretas?