59 Questões de concurso encontradas
Página 4 de 12
Questões por página:
Na farmacoterapia, o ideal é empregar fármacos que produzem seu efeito farmacológico e possuam pouco ou nenhum efeito adverso. Por exemplo, quando se empregam fármacos que atuam em sistemas enzimáticos exclusivos do patógeno ocorre pouco ou nenhum efeito colateral no paciente. Exemplo disso é o emprego de Anfotericina B, fármaco que age na biossíntese do ergosterol, e assim tem sua ação exclusiva contra fungos. Existe um grupo de medicamentos que requer cautela e atenção, pois podem apresentar um efeito colateral chamado otoxicidade. Caso não haja a suspensão do fármaco, pode haver a perda completa da audição.
Tal reação adversa é comum aos fármacos da classe
Analise o fragmento a seguir.
Recentemente a ANVISA publicou uma normativa que modificou o controle sanitário de medicamentos sujeitos a controle especial. Em especial, aqueles constantes da Portaria nº 344/98 e, mais recentemente, tendo sido incluídos os antibióticos como alvo de controle. Tal normativa instituiu o Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC).
O fragmento acima faz referência à normativa
O fígado é principal órgão responsável pela biotransformação de fármacos. Pacientes que fazem uso crônico de etanol podem apresentar metabolização alterada. Estes pacientes por terem seu metabolismo alterado, acabam biotransformando alguns fármacos de forma mais rápida.
Tal fenômeno é chamado de