limpar filtros
Questões por página:
No quadro agudo, as descargas (perda de líquidos) esgotam sua vitalidade e os tecidos, e causam vertigem; escuridão diante da visão, desmaio, colapso. Afundamento rápido das forças; prostração completa; suor frio e respiração fria; pele azul, roxa, fria, enrugada; a pele permanece em dobras quando beliscada; rosto hipocrático, nariz pontudo; mãos geladas; rosto e pernas geladas; sensação de frio interno percorrendo da cabeça aos pés, de ambos os pés ao mesmo tempo; muito característicos são: sensação de frio no abdome; frio como de um pedaço de gelo no vértice da cabeça; nariz frio; face fria e desfigurada; língua fria; e, o mais característico de tudo, presença de suor frio na testa; junto com a frieza está o azul do rosto e das extremidades. O paciente apresenta intensa prostração, com fraqueza, colapso. No quadro crônico, apresenta delírios com desejo de cortar e rasgar suas roupas; imagina ser Cristo ressuscitado; imagina que é um príncipe; no caso de pacientes mulheres, as mesmas acham que estão grávidas. Diante desses sintomas, o medicamento, que também é usado no tratamento de cólera, é:
O paciente deste remédio é taciturno, quer ser deixado em paz. Ele não quer ser abordado, tanto porque não deseja entrar em conversa, como porque não deseja ser tocado por causa das grandes dores corporais. Essas são as duas coisas mais marcantes deste medicamento. Irritável, taciturno, triste, medroso, facilmente assustado, imagina todo tipo de coisas, especialmente que tem uma doença cardíaca, ou que vai morrer, ou que algum problema profundo cairá sobre ele. Cheio de pesadelos, sonhos terríveis, sonhos de água barrenta, ladrões etc. Ele frequentemente acorda à noite, com aperto no coração, tem a aparência de grande horror, com medo da morte súbita e diz: "Mande chamar um médico imediatamente”. O paciente tem a sensação de que a cama é dura, diz que está bem, estando muito doente. Sua influência especial é sobre a fibra muscular e determina transtornos circulatórios em artérias e capilares. O medicamento, nesse caso, é usado em casos de hematomas e fraturas. Trata-se de:
Assinale a alternativa que apresenta melhor o medicamento usado para hemorragias, dores fortes no baixo ventre, dores do sacro para o púbis, e que pode ter retenção de placenta por atonia, bem como para tratamento de mulheres com tendência ao aborto ou trabalho de parto prematuro. Além disso, apresenta os seguintes sintomas característicos: a música lhe é intolerável, não a suporta, lhe produz nervosidade, tristeza, pranto e medo com adormecimento, parece penetrá-lo até a medula dos ossos. Hipersensibilidade, sobretudo ao piano. Irritável, irascível, com mau humor e hipocondria; descontente, desanimado, triste; grande ansiedade e apreensão; pranto e pesar. Aversão a conversar. Memória escassa.
Assinale a alternativa que apresenta os medicamentos conhecidos, na Matéria Médica Homeopática, como “Trio do Delírio”.
Este é um remédio de ação curta. Seus sintomas não duram muito. É um veneno violento em grandes doses, destruindo a vida ou extinguindo seus efeitos rapidamente, de modo que, se o paciente se recuperar, a recuperação não será retardada. Como uma grande tempestade, ela vem, varre e passa. Com um pouco de reflexão, descobriremos com que tipo de doença tudo isso se parece e que tipo de paciente tem maior probabilidade de ter essa doença curta e repentina. Se pensarmos um momento a partir da experiência e da observação homeopática, lembraremos que indivíduos vigorosos e pletóricos, quando se resfriam, decaem violentamente, enquanto pessoas fracas e enfermas, decaem e se recuperam lentamente das doenças agudas, e não ficam tão doentes. A partir disso e do exame dos seus efeitos súbitos, será fácil ver que as pessoas que sofrem das doenças deste remédio são indivíduos pletóricos. O medicamento, neste caso, é ______. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna