limpar filtros
Questões por página:
Analise as afirmativas a seguir e classifique como sendo de Hahnemann (H) ou Kent (K).
( ) A Psora é o miasma crônico que está na base da antiga lepra e que foi reduzida e suavizada para a forma de erupção da sarna. ( ) Sintomas de Psora Latente: vesículas com prurido, coriza ou catarro frequente ou crônico, seco ou fluido. ( ) Como movimento de cura, o paciente sempre deve ter novamente a erupção de pele que tenha sido suprimida. ( ) A Syphillis depende da ação do indivíduo, porque o pensamento e a vontade adulterada levam o indivíduo em direção ao mal agir.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Analise as afirmativas a seguir e classifique como sendo de Hahnemann (H) ou Kent (K).
( ) A gênese de doenças bem definidas, de caráter não venéreo, parece residir em uma erupção de sarna anterior. ( ) A Psora é a causa fundamental, é a desordem primitiva da raça humana. ( ) A Psora é a enfermidade espiritual do ser humano. ( ) À Energia Vital desorganizada, ou seja, a doença interna, à qual chamou de Psora, de existir ou não erupção na pele.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
No Parágrafo 7, do Organon da Arte de Curar, Hahnemann discorre sobre as causas occasionalis na gênese das doenças: “Como em uma doença a respeito da qual nada se apresenta, a não ser afastar a causa que manifestamente a ocasione ou mantenha (causa occasionalis) ... Entende-se que todo médico inteligente afastará, primeiramente, a causa: assim, o mal-estar em geral cessa espontaneamente”. Nesse Parágrafo, Hahnemann cita algumas condições clínicas que caracterizam uma causa occasionalis:

I. Corpos estranhos na córnea e em orifícios do corpo, ou artérias que estejam causando hemorragia. II. Hemorroidas sangrantes e amidalas hipertrofiadas. III. Cálculos urinários e ânus imperfurado do neonato. IV. Varizes de membros inferiores.

Assinale a alternativa correta.
Analise a correção das afirmações a seguir.

I. Hahnemann começou a diluir os medicamentos na tentativa de minimizar os efeitos tóxicos das substâncias. II. Hahnemann, no Parágrafo 273 do Organon da Arte de Curar, deixa explícito que em nenhum caso de doença, deve-se utilizar mais de um medicamento de cada vez para todas as queixas do paciente. III. O remédio homeopático promove a cura da Totalidade Sintomática de um paciente; se consegue sempre trazer para o exterior as manifestações internas, ou seja, produzir manifestações externas em alguma parte do corpo. IV. É somente o princípio vital perturbado que pode fornecer ao organismo as sensações desagradáveis e impeli-lo, dessarte, a atividades irregulares a que chamamos doença.

Assinale a alternativa correta.
Analise a correção das afirmações a seguir.

I. Hahnemann (1755-1843), criador da Homeopatia, ao retomar os princípios hipocráticos a partir do estudo da História da Medicina e, ao estabelecer os princípios de uma pioneira medicina experimental, formulou uma teoria e terapêutica para instrumentalizar a ciência e a arte médicas. II. O estudo do efeito das substâncias da natureza no homem saudável (patogenesias) é de fundamental importância para a aplicação da terapêutica homeopática. III. A Homeopatia é um método terapêutico que emprega, para curar as enfermidades, um medicamento que provoca no homem saudável sintomas contrários aos serem curados no homem doente. IV. Para HAHNEMANN, embora as doenças recebam as mais variadas denominações (diagnósticos clínicos), são sempre a mesma enfermidade, comprometendo cada vez mais profundamente o organismo e causando lesões anatomopatológicas cada vez mais graves. Para ele, a doença crônica muda sua forma de apresentação, substituindo-a por outro tipo de manifestação, fenômeno que ele chamou de DERIVAÇÃO.

Assinale a alternativa correta.