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Sobre os atributos do ato administrativo a diferença de tratamento dispensado pela ordem jurídica aos interesses públicos e privados acaba por atribuir, a cada um dos atos jurídicos que realizam esses interesses, características próprias, que merecem, em relação ao ato administrativo, exame amiudado ou seja, se repete com frequência. A doutrina reconhece, como atributos do ato administrativo, a presunção de legitimidade, a imperatividade, a exigibilidade e a autoexecutoriedade. Assinale a alternativa que apresenta as características da “presunção de legitimidade”:
A administração lida com organizações em geral e com empresas em particular. Organizações e empresas precisam ser administradas para serem bem-sucedidas, e a administração constitui a maneira pela qual se utilizam os diversos recursos organizacionais – humanos, materiais, financeiros, informação e tecnologia – para atingir elevado desempenho por meio das competências disponíveis e alcançar os objetivos desejados. No entanto, apesar do velho enfoque da maioria dos autores, a administração nos novos tempos é muito mais do que simplesmente planejar, organizar, dirigir e controlar. Ela envolve um complexo de decisões e ações aplicado a uma variedade incrível de situações em uma ampla variedade de organizações. Dada a sua complexidade, uma conceituação mais abrangente da administração deve levar em conta os aspectos a seguir relacionados, exceto:
O controle dos estoques depende de um sistema eficiente, o qual deve fornecer, a qualquer momento, as quantidades disponíveis, a localização dos itens, as compras em processo de recebimento, as devoluções ao fornecedor e as compras recebidas e aceitas. Para agilização das atividades, o controle das funções referentes aos funcionários do almoxarifado deve fazer parte do conjunto de atribuições dos encarregados de cada setor envolvido, qual seja, recebimento, armazenagem e expedição. Assinale a alternativa que não apresenta uma atividade de recebimento.
Almoxarifado é o local devidamente apropriado para armazenagem e proteção dos materiais da empresa. É o local destinado à fiel guarda e conservação de materiais, em recinto coberto ou não, adequado à sua natureza, tendo a função de destinar espaços em que permanecerá cada item aguardando a necessidade de uso. O manuseio e a armazenagem de materiais devem ser otimizados a partir da utilização de técnicas administrativas que possam gerar redução de custos, aumento da produtividade e maior segurança nas operações de controle, com a obtenção de informações precisas em tempo real. Assinale a alternativa incorreta sobre as principais atividades realizadas por um almoxarife.
A administração de um almoxarifado demanda uma conduta transparente por parte daqueles que ali trabalham, pois é o local de guarda de materiais que representam grandes quantias em valor, portanto estamos administrando parte do patrimônio da empresa. O gestor de um almoxarifado deve zelar pela qualidade dos materiais sob sua guarda e pela acuracidade do estoque existente. Todo o ambiente de trabalho precisa ser organizado e em especial o almoxarifado, para evitar quebras ou acidentes durante a atividade laboral e para isso existem algumas filosofias que ajudam a promover a mudança na atitude das pessoas e nos processos adotados na empresa, de modo a fazer os ambientes funcionarem de forma mais eficiente. Dentre algumas ferramentas de qualidade destacamos o programa 5S, uma metodologia japonesa que visa a organização e limpeza do local de trabalho. Assinale a alternativa que não apresenta um dos objetivos desta ferramenta: