Questões da prova:
IBFC - 2022 - EBSERH - Pedagogo
limpar filtros
50 Questões de concurso encontradas
Página 6 de 10
Questões por página:
Questões por página:
As crianças pequenas, dos primeiros anos do ensino fundamental, devem ter a oportunidade de participar do processo avaliativo. Para otimizar a participação dos estudantes no processo da avaliação, é importante boas estratégias para executar nas aulas e garantir esta ação. Considerando as sugestões dispostas no “Indicadores da Qualidade na Educação” (MEC,2004, P.09) analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Propor a execução de desenhos individuais e coletivos sobre a escola e as dimensões da qualidade apresentadas neste instrumento.
( ) Não utilizar esquetes teatrais sobre o dia-a-dia da escola.
( ) Falar em sala de aula da importância da avaliação e do processo que estão acontecendo na escola
( ) A escola deve usar criatividade para mobilizar pais, alunos, professores e funcionários para o debate sobre sua qualidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) Propor a execução de desenhos individuais e coletivos sobre a escola e as dimensões da qualidade apresentadas neste instrumento.
( ) Não utilizar esquetes teatrais sobre o dia-a-dia da escola.
( ) Falar em sala de aula da importância da avaliação e do processo que estão acontecendo na escola
( ) A escola deve usar criatividade para mobilizar pais, alunos, professores e funcionários para o debate sobre sua qualidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Os indicadores de qualidade são instrumentos para mensurar o desempenho de uma instituição. São recomendados aos gestores para utilizarem na identificação dos pontos que devem ser tratados versando pela melhoria das intervenções educativas almejando a qualidade. Na publicação “Indicadores da Qualidade na Educação” (2004, p.05) encontramos a definição da palavra “Indicadores”.
Leia abaixo, a definição da palavra “Indicadores”.
Indicadores são ______________ que revelam aspectos de determinada realidade e que podem _____________ algo. (...) A variação dos indicadores nos possibilita constatar ________ (...). Aqui, os indicadores apresentam a qualidade da escola em relação a importantes elementos de sua realidade: as dimensões.
[“Indicadores da Qualidade na Educação”, publicação de 2004, na página 05. Disponível em: ce_indqua.pdf (mec.gov.br)]
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
Leia abaixo, a definição da palavra “Indicadores”.
Indicadores são ______________ que revelam aspectos de determinada realidade e que podem _____________ algo. (...) A variação dos indicadores nos possibilita constatar ________ (...). Aqui, os indicadores apresentam a qualidade da escola em relação a importantes elementos de sua realidade: as dimensões.
[“Indicadores da Qualidade na Educação”, publicação de 2004, na página 05. Disponível em: ce_indqua.pdf (mec.gov.br)]
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
Qualidade é um conceito construído continuamente. Um conceito potente, assim, ao ser construído e reconstruído atende a necessidade de cada escola instituindo a autonomia de conduzir a escolha das metodologias à qualidade da educação. Sobre esta temática, analise as afirmativas abaixo.
I. A escola necessita ter um processo pedagógico compartilhado entre os professores para levar os estudantes à aprendizagem.
II. A escola necessita ter uma estratégia para envolver as famílias e permitir sua participação no projeto político pedagógico.
III. Existe um modelo único para a escola de qualidade.
IV. Não existe um modelo único para a escola de qualidade.
Estão corretas as afirmativas.
I. A escola necessita ter um processo pedagógico compartilhado entre os professores para levar os estudantes à aprendizagem.
II. A escola necessita ter uma estratégia para envolver as famílias e permitir sua participação no projeto político pedagógico.
III. Existe um modelo único para a escola de qualidade.
IV. Não existe um modelo único para a escola de qualidade.
Estão corretas as afirmativas.
Os Indicadores da Qualidade na Educação baseiam-se em dimensões vantajosas para a qualidade educativa. O Programa Nacional da Escola Básica tem se baseado nessas dimensões. Algumas dimensões estão apresentadas abaixo. Assinale a alternativa incorreta a respeito dessas dimensões.
A qualidade do trabalho escolar com vistas a promover a aprendizagem de todos os estudantes considera os resultados das avaliações. Resultados que vão delinear iniciativas de diversas instâncias: adequar as intervenções educativas a necessidade dos nossos estudantes e refletir sobre o sistema de ensino que os atende. Os tipos de avaliação que promovem esta argumentação são __________.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.