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COSEAC - 2023 - Universidade Federal Fluminense (UFF) - Fisioterapeuta
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Concurso:
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Disciplina:
Fisioterapia
Com relação ao paciente com sequelas de um AVE, é correto afirmar que:
Concurso:
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Disciplina:
Fisioterapia
As doenças cérebro vasculares são umas das principais causas de morbidade e mortalidade em todo o mundo. A doença neurovascular ocorre devido a acidentes vasculares cerebrais envolvendo o hemisfério, cerebelo ou o tronco encefálico. O acidente vascular encefálico (AVE) resulta em uma insuficiência neurológica repentina e específica. Analise as afirmações:
I Hemiplegia, heminegligência e déficit sensorial contralateral, apraxia, hemianopsia homônima, perda do olhar conjugado para o lado oposto, afasia (se for hemisfério dominante – afasia de Broca), dificuldade de julgar distâncias, são sintomas clínicos encontrados no paciente com lesão na artéria cerebral média.
II Hemiplegia de predomínio braquial, perda sensorial cortical, incontinência urinária, ausência de espontaneidade, inatividade motora e perseveração são sintomas clínicos encontrados no paciente com lesão na artéria cerebral anterior.
III O AVC é a maior causa de incapacidade neurológica. As deficiências que levam a limitações funcionais e incapacidade são categorizadas como deficiências primária, secundária e composta.
IV São deficiências primárias: espasticidade, alterações na força muscular, distrofia simpaticorreflexa, movimentos atípicos, alterações na ativação muscular.
V A fadiga é o maior problema para pacientes com hemiplegia. Essa fadigabilidade, que interfere no processo de vida diária e na reabilitação ativa, é atribuída à insuficiência respiratória resultante da paralisia de um lado do tórax. A capacidade respiratória diminuída e a demanda de oxigênio aumentada que resultam dos padrões de movimento atípicos são responsáveis por essa fadiga.
Dos itens acima mencionados, estão corretos, apenas
I Hemiplegia, heminegligência e déficit sensorial contralateral, apraxia, hemianopsia homônima, perda do olhar conjugado para o lado oposto, afasia (se for hemisfério dominante – afasia de Broca), dificuldade de julgar distâncias, são sintomas clínicos encontrados no paciente com lesão na artéria cerebral média.
II Hemiplegia de predomínio braquial, perda sensorial cortical, incontinência urinária, ausência de espontaneidade, inatividade motora e perseveração são sintomas clínicos encontrados no paciente com lesão na artéria cerebral anterior.
III O AVC é a maior causa de incapacidade neurológica. As deficiências que levam a limitações funcionais e incapacidade são categorizadas como deficiências primária, secundária e composta.
IV São deficiências primárias: espasticidade, alterações na força muscular, distrofia simpaticorreflexa, movimentos atípicos, alterações na ativação muscular.
V A fadiga é o maior problema para pacientes com hemiplegia. Essa fadigabilidade, que interfere no processo de vida diária e na reabilitação ativa, é atribuída à insuficiência respiratória resultante da paralisia de um lado do tórax. A capacidade respiratória diminuída e a demanda de oxigênio aumentada que resultam dos padrões de movimento atípicos são responsáveis por essa fadiga.
Dos itens acima mencionados, estão corretos, apenas
Concurso:
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Disciplina:
Fisioterapia
Paciente oncológico, WRV,54 anos, apresentou isquemia da medula espinal cervical. À avaliação neurológica pode-se observar deficiências motoras e prejuízos sensitivos em graus variáveis, mobilização de forma útil dos membros inferiores (MMII) e mobilização de forma não útil dos membros superiores (MMSS), apresenta manutenção das funções sexuais, intestinais e urinárias. Avalie as afirmativas abaixo:
I Este paciente apresentará diplegia devido à lesão dos segmentos cervicais da medula espinal, ou seja, perda da função motora ou sensorial dos MMSS, MMII e do tronco.
II A Medida de Independência Funcional é uma das escalas mais frequentemente utilizadas para avaliação funcional do TRM.
III Este paciente apresenta uma síndrome Centromedular.
IV Este paciente apresenta uma síndrome de Brown-Sequard.
V Em relação ao prognóstico, espera-se que este paciente recupere a capacidade de andar.
VI No paciente com TRM qualquer sensação na junção mucocutânea anal ou sensação anal profunda indica que a lesão é incompleta.
Dos itens acima mencionados, estão corretos, apenas:
I Este paciente apresentará diplegia devido à lesão dos segmentos cervicais da medula espinal, ou seja, perda da função motora ou sensorial dos MMSS, MMII e do tronco.
II A Medida de Independência Funcional é uma das escalas mais frequentemente utilizadas para avaliação funcional do TRM.
III Este paciente apresenta uma síndrome Centromedular.
IV Este paciente apresenta uma síndrome de Brown-Sequard.
V Em relação ao prognóstico, espera-se que este paciente recupere a capacidade de andar.
VI No paciente com TRM qualquer sensação na junção mucocutânea anal ou sensação anal profunda indica que a lesão é incompleta.
Dos itens acima mencionados, estão corretos, apenas:
Concurso:
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Disciplina:
Fisioterapia
“Movimento é um aspecto fundamental da vida. É essencial para a nossa habilidade em andar, correr e brincar; para buscar o alimento que nos nutre; para nos comunicar com amigos e familiares; para trabalhar – enfim, para sobreviver. O controle motor é definido como a habilidade de regular ou direcionar os mecanismos essenciais do movimento”.
COOK, Anne Shumway; WOOLLACOTT, Marjorie H. Controle motor: teoria e aplicações práticas. Barueri, Manole,2010, pag 4. Sobre os modelos existentes para interpretar o controle motor, avalie as afirmativas a seguir:
I Um reflexo é uma resposta firme a um estímulo consistente. Com base nos modelos tradicionais de organização do SNC, os reflexos do desenvolvimento, presentes ao nascimento, são integrados quando os centros superiores assumem controle sobre os centros inferiores e, então, começam a surgir os movimentos volitivos.
II As anormalidades da organização reflexa foram utilizadas por muitos clínicos para explicar a disfunção do controle motor no paciente com deficiência neurológica. Ela afirma: “Quando a influência dos centros mais elevados sofre interferência temporária ou permanente, os reflexos normais se tornam exacerbados e então os denominados reflexos patológicos” -Teoria hierárquica.
III Segundo a teoria hierárquica, o controle motor depende da organização hierárquica do SNC. O surgimento de comportamentos motores depende da maturação do SNC, sendo que comportamentos motores complexos surgem de estruturas neurais de nível superior. Assim, estímulos extrínsecos ou ambientais, não tem impacto sobre o aparecimento dos comportamentos motores.
IV Os proponentes da teoria dos sistemas afirmam que as modificações nos comportamentos motores são consequentes a interações dinâmicas entre os sistemas musculoesquelético, neuromuscular periférico e central, cardiovascular e pulmonar e cognitivo/emocional. Esses elementos multidimensionais interativos são vulneráveis a alterações na capacidade de organização e comportamento (sistema) ao longo do tempo.
V A teoria de programa motor acredita que movimentos anormais podem ser resultantes de anormalidades nos geradores de padrão central ou em programas motores de níveis mais elevados. Em pacientes com a programação motora de níveis mais elevados afetados, a teoria de programa motor sugere a importância de auxiliar os pacientes a reaprender as regras corretas para a ação. Além disso, a intervenção deve focar na reabilitação dos movimentos importantes para a tarefa funcional, e não somente na reeducação de músculos específicos isoladamente.
Dos itens acima mencionados, estão corretos, apenas:
COOK, Anne Shumway; WOOLLACOTT, Marjorie H. Controle motor: teoria e aplicações práticas. Barueri, Manole,2010, pag 4. Sobre os modelos existentes para interpretar o controle motor, avalie as afirmativas a seguir:
I Um reflexo é uma resposta firme a um estímulo consistente. Com base nos modelos tradicionais de organização do SNC, os reflexos do desenvolvimento, presentes ao nascimento, são integrados quando os centros superiores assumem controle sobre os centros inferiores e, então, começam a surgir os movimentos volitivos.
II As anormalidades da organização reflexa foram utilizadas por muitos clínicos para explicar a disfunção do controle motor no paciente com deficiência neurológica. Ela afirma: “Quando a influência dos centros mais elevados sofre interferência temporária ou permanente, os reflexos normais se tornam exacerbados e então os denominados reflexos patológicos” -Teoria hierárquica.
III Segundo a teoria hierárquica, o controle motor depende da organização hierárquica do SNC. O surgimento de comportamentos motores depende da maturação do SNC, sendo que comportamentos motores complexos surgem de estruturas neurais de nível superior. Assim, estímulos extrínsecos ou ambientais, não tem impacto sobre o aparecimento dos comportamentos motores.
IV Os proponentes da teoria dos sistemas afirmam que as modificações nos comportamentos motores são consequentes a interações dinâmicas entre os sistemas musculoesquelético, neuromuscular periférico e central, cardiovascular e pulmonar e cognitivo/emocional. Esses elementos multidimensionais interativos são vulneráveis a alterações na capacidade de organização e comportamento (sistema) ao longo do tempo.
V A teoria de programa motor acredita que movimentos anormais podem ser resultantes de anormalidades nos geradores de padrão central ou em programas motores de níveis mais elevados. Em pacientes com a programação motora de níveis mais elevados afetados, a teoria de programa motor sugere a importância de auxiliar os pacientes a reaprender as regras corretas para a ação. Além disso, a intervenção deve focar na reabilitação dos movimentos importantes para a tarefa funcional, e não somente na reeducação de músculos específicos isoladamente.
Dos itens acima mencionados, estão corretos, apenas:
Concurso:
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Disciplina:
Fisioterapia
O aprendizado de habilidades motoras é vital para o desenvolvimento do controle motor. Uma criança recebe primeiros estímulos sensoriais de diversas modalidades através do tálamo, terminando no córtex sensorial apropriado. Essas informações são processadas, um mapa somatossensorial funcional é formado e as informações são programadas e retransmitidas ao córtex motor. Avalie as afirmativas a seguir:
I Do córtex motor, elas são enviadas tanto aos núcleos da base como ao cerebelo para se estabelecer planos de adaptações posturais, refinamento dos programas motores e a coordenação da direção, extensão, escala temporal, força e tônus necessários em toda a sequência do ato motor.
II Para a modulação dos programas motores existentes o cerebelo exerce função majoritária. O lobo frontal e os núcleos da base obedecem aos comandos que o cerebelo determina.
III Quando os estímulos têm valor ou significância emocional, a atenção é atraída, e estes são selecionados para a atenção e o aprendizado. A amígdala pode possibilitar às emoções influenciar o que é percebido e aprendido por conexão recíproca com o córtex.
IV Os núcleos da base e o cerebelo contribuem para a função cognitiva, especialmente no que diz respeito ao aprendizado das habilidades motoras.
V Muitas tarefas ou atividades funcionais praticadas em um contexto clínico têm valores associados a elas. Estes valores podem ser vistos claramente quando se observa a intenção emocional colocada sobre a atividade pelo paciente.
Estão corretas, apenas:
I Do córtex motor, elas são enviadas tanto aos núcleos da base como ao cerebelo para se estabelecer planos de adaptações posturais, refinamento dos programas motores e a coordenação da direção, extensão, escala temporal, força e tônus necessários em toda a sequência do ato motor.
II Para a modulação dos programas motores existentes o cerebelo exerce função majoritária. O lobo frontal e os núcleos da base obedecem aos comandos que o cerebelo determina.
III Quando os estímulos têm valor ou significância emocional, a atenção é atraída, e estes são selecionados para a atenção e o aprendizado. A amígdala pode possibilitar às emoções influenciar o que é percebido e aprendido por conexão recíproca com o córtex.
IV Os núcleos da base e o cerebelo contribuem para a função cognitiva, especialmente no que diz respeito ao aprendizado das habilidades motoras.
V Muitas tarefas ou atividades funcionais praticadas em um contexto clínico têm valores associados a elas. Estes valores podem ser vistos claramente quando se observa a intenção emocional colocada sobre a atividade pelo paciente.
Estão corretas, apenas: