40 Questões de concurso encontradas
Página 8 de 8
Questões por página:
No segundo quadrinho, tem-se um período composto, no qual a segunda oração, introduzida pela conjunção “porque”, subordina-se à anterior, expressando sentido de:
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração de Estocolmo sobre meio ambiente. In: Anais Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano. Estocolmo,1972 (Preâmbulo).
A respeito dos segmentos do texto em destaque,
I. “... em um meio ambiente de qualidade tal que lhe permite levar uma vida digna” II. “... as políticas que promovem ou perpetuam o ‘apartheid" III. “... pela fauna e flora silvestres, bem assim o seu habitat, que se encontram atualmente em grave perigo"
é correto afirmar que
Os surpreendentes benefícios à saúde de se caminhar para trás
Caminhar é uma modalidade de exercício que não requer equipamento especial ou inscrição em uma academia - e, o melhor de tudo, é de graça. É algo que costumamos fazer automaticamente. E, justamente por não exigir um esforço consciente, muita gente não se lembra dos benefícios que ela oferece à saúde.
Há uma maneira, contudo, de sair do piloto automático e desafiar nossos cérebros: andando para trás. Além de exigir mais atenção, a mudança de direção também pode ser benéfica para o organismo.
Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-63848615>. Acesso em: 04 mar.2023.
Assinale a alternativa em que o termo em destaque coincide com a mesma função sintática que o grifado no título: “Os surpreendentes benefícios à saúde de se caminhar para trás”.
Considerando as regras da gramática normativa, identifica-se que,
[...] Vais a enterrar, Quinzinho, vais quieto como nunca foste. Despedaçado pela máquina, Quinzinho, pela máquina que tu amavas, que tu tratavas com amor, desenhando as curvas sensuais das rodas, o alongamento harmonioso das correias sem-fim.
[...]
Operário não pode sonhar, Quinzinho, não pode. A vida não é para sonhos. Tudo realidades vivas, cruéis. A luta com a vida.
[...]
A tua mãe já não chora, Quinzinho, não chora porque é forte, já viu morrer outros filhos. Nenhum morreu como tu. Despedaçado pela máquina que te escraviza e que tu amavas. Eu também aqui no meio dos teus amigos. Mas não vou triste. Não. Porque uma morte como a tua constrói liberdades futuras. E haverá outros a quem as máquinas não despedaçarão, pois as máquinas serão escravas deles, que as hão-de idealizar, construir.
VIEIRA, Luandino. Quinzinho. In: A cidade e a infância. São Paulo: Companhia das Letras,2007. p.87-88. (Fragmento).
A respeito das observações do narrador do texto, dadas as afirmativas,
I. As observações do narrador revelam o olhar crítico para uma realidade que explora o trabalhador: Quinzinho, o operário que amava as máquinas morre despedaçado por uma delas, uma grande ironia.
II. A morte do personagem Quinzinho tem caráter simbólico por representar uma luta a ser travada, conforme se comprova em: “uma morte como a tua constrói liberdades futuras”.
III. Com a morte do amigo, o narrador reafirma a incredulidade em um futuro potencialmente melhor.
IV. O narrador do texto adverte que “A vida não é para sonhos”, o que importa é a “luta com a vida”.
verifica-se que está/ão correta/s