20 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 4
Questões por página:
A esquistossomose é uma doença parasitária, de evolução crônica, cuja magnitude da prevalência, severidade das formas clínicas e evolução a caracterizam como um importante problema de saúde pública do país.
Sobre a Esquistossomose Mansônica, assinale V para as afirmativas verdadeiras, F para as falsas.
( ) O homem é o principal hospedeiro definitivo e nele o parasita apresenta a forma adulta, reproduz-se sexuadamente e possibilita a eliminação dos ovos do S. mansoni no ambiente, pelas fezes.
( ) O homem adquire a esquistossomose por meio da penetração ativa do miracídio na pele.
( ) O homem infectado pode eliminar ovos viáveis de S. mansoni a partir de 5 semanas após a infecção e por um período de 6 a 10 anos, podendo chegar até mais de 20 anos.
( ) O contato com águas contaminadas por cercarias utilizadas para atividades profissionais ou de lazer, como banhos, pescas, lavagem de roupa e louça ou plantio de culturas irrigadas, com presença de caramujos infectados pelo S. mansoni, constitui risco para se adquirir a esquistossomose.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
A Dengue é a mais importante arbovirose que afeta o homem, constituindo-se em sério problema de saúde pública no mundo.
Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma característica dessa doença.
A Influenza é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, de alta transmissibilidade. Um indivíduo pode contraí-la várias vezes ao longo da vida e geralmente, tem evolução autolimitada, podendo, contudo, apresentar-se de forma grave.
Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma medida que evita a transmissão dessa doença.
Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) foram criados com o objetivo de ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica, bem como sua resolubilidade.
Assinale a alternativa que NÃO está relacionada ao NASF.