limpar filtros
Questões por página:

A respeito das relações entre psicologia e educação, julgue o item.


As primeiras relações entre psicologia e educação datam do desenvolvimento da psicologia aplicada, com Alfred Binet, Edward B. Titchener, James M. Cattell e Wilhem Wundt. No Brasil, entretanto, a relação ocorreu de forma inversa: o movimento de industrialização fez com que a educação se reorganizasse em razão do grande aumento de demanda.

Considerando a realidade do Ensino Médio e do Ensino Superior no Brasil, julgue o item.


A imaturidade, a pressão familiar e a busca pela herança profissional são fatores que podem levar o jovem estudante a fazer uma escolha profissional precoce e baseada em informações distorcidas e idealizadas sobre o curso pretendido.

Considerando a realidade do Ensino Médio e do Ensino Superior no Brasil, julgue o item.


A deficiência da Educação Básica e a repetência não podem ser consideradas como possíveis causas da desistência de alunos dos cursos superiores.

Considerando a realidade do Ensino Médio e do Ensino Superior no Brasil, julgue o item.


Entre as possíveis explicações para a taxa de insucesso na 1.ª série do Ensino Médio, pode-se mencionar a dificuldade de transição entre o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, bem como a necessidade de planejamento e organização dos estudantes, que necessitam conhecer a Formação Geral Básica, os Itinerários Formativos e as diversas formas de oferta da Educação Profissional Tecnológica.

Tendo em vista o conceito e a história da universidade, julgue o item.


Os primórdios das universidades remontam aos mosteiros criados na Idade Média, onde se dava ao sujeito uma formação centrada na figura do mestre, cujo fim último era a educação do integral do homem. A universidade moderna remonta ao período após a Revolução Francesa, quando se consolidou como instituição pública e laica.