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Considerando os impactos da pandemia de covid-19, julgue o item.
Após o ano de 2020, quando do surto mundial da pandemia de covid-19, verificou-se uma mudança de paradigma quanto ao modo como a educação acontece. A tendência, atualmente, é que o ensino não se dê mais integralmente no formato presencial, mas sim com atividades presenciais conjugadas a outras a distância, tendo surgido uma nova modalidade, chamada híbrida.
O conceito de desenvolvimento sustentável surgiu, em grandes proporções, na década de 1980, buscando reunir, de forma equilibrada, não só a sociedade e o meio ambiente, mas também a economia.
Na perspectiva dos eixos transversais, cidadania e direitos humanos são termos utilizados para expressar a mesma realidade, isto é, a vinculação de um cidadão como membro de um Estado, em que seus direitos ficam adstritos a decisões políticas.
A política pública educacional indígena não pode se limitar ao mero reconhecimento da diferença, mas deve garantir a valorização de sua identidade étnico-cultural e dos direitos humanos de toda sua população.
No que se refere aos projetos político-pedagógicos, julgue o item.
Considerando-se uma visão crítica de projetos político-pedagógicos, como o Projeto Classe de Aceleração, é correto afirmar que este teve efeitos negativos sobre a qualidade do ensino, mas efeitos positivos sobre as estatísticas educacionais, sobre os custos da educação pública e sobre o sentimento de inclusão entre os que obtêm diploma.