limpar filtros
Questões por página:
Na inclusão educacional, torna-se necessário o envolvimento de todos os membros da equipe escolar no planejamento de ações e programas voltados à temática. Docentes, diretores e funcionários apresentam papéis específicos, mas precisam agir coletivamente para que a inclusão escolar seja efetivada nas escolas. Diante da orientação inclusiva, as funções do gestor escolar incluem
Numa pesquisa realizada sobre avaliação escolar nos anos iniciais, foi realizada a seguinte pergunta aos docentes: “No entendimento das professoras qual a melhor maneira de avaliar a aprendizagem dos alunos de séries iniciais?” cuja as respostas foram bastante diversificadas. Porém, as que mais chamaram a atenção da entrevistadora foram: “Por meio de notas” e “Qualquer forma de avaliar é válida, desde que tenha, por objetivo, identificar as conquistas e dificuldades dos alunos...”. Essas respostas demonstram
Leia e analise os fragmentos sobre o trabalho com os conteúdos no ensino fundamental.
“(...) a repetição como tal, o retorno vezes sem fim da mesmidade, em toda sua desolação e tédio psicológico: vale dizer, neurose” (JAMESON, [1990] 1997, p.32).
Parece ensaiado: o professor entra na sala, cumprimenta, pede silêncio. Faz a chamada dos alunos, introduz rapidamente o tópico programático a ser abordado e, preenchendo a lousa ou ditando, “passa o ponto”, enquanto os alunos copiam. O professor “explica”, repetindo o que já foi copiado. Em uma época em que se fala muito em tecnologias a favor da educação, há o professor que prepara alguns ‘slides’, mas que não deixa de ser uma cópia fiel do que está nos livros didáticos. A escola cumpriu mais uma etapa de seu papel social.
https://multivix.edu.br/wp-content/uploads/2019/04/revista-mundo-academico-v10- n15-artigo-01.pdf

Qual estratégia é necessária para modificar essa prática?
Analise o seguinte Projeto.
Projeto do Ensino Fundamental
Projeto desenvolvido para alunos de 09 e 10 anos com o tema Trabalho Infantil, tendo como temas transversais a ética e a pluralidade cultural, trabalhando as questões dos direitos da criança e dos adolescentes e a desigualdade social.
Disciplinas envolvidas no projeto: Matemática, Língua Portuguesa e Geografia
Desenvolvimento das atividades:
Na disciplina de Matemática, pode-se trabalhar coletas de dados estatísticos, porcentagem, gráficos e realizar a análise dos dados coletados para se refletir sobre a renda das famílias, a desigualdade social e as áreas mais atingidas na sociedade, relacionando possíveis causas e efeitos do trabalho infantil.
Na disciplina de Geografia, pode-se trabalhar com mapas para localizar o trabalho infantil, as cidades/estados brasileiros mais atingidos, por exemplo, e ainda contextualizar com gráficos vistos na disciplina de Matemática.
Na disciplina de Português, pode-se trabalhar com várias produções de texto, narrativas, entrevistas, cartas etc. Pode-se ainda escolher um texto que contextualize o trabalho infantil. Análise de reportagens, filmes e livros.
https://canaldoensino.com.br/blog/interdisciplinaridade-o-que-e-conceitos-e-comoaplicar-na-educacao (adap.)

Com as informações disponíveis no projeto, pode-se dizer que o docente irá trabalhar o(a)
As novas tendências apontam para uma necessidade de formação de um professor reflexivo no contexto contemporâneo, que repensa, constantemente, sua prática, ressignificando sua formação inserida em três processos de desenvolvimento: o pessoal, o profissional e o organizacional. Analise as afirmações a seguir.
I. Mobilizar vários saberes por meio de ações sobre os saberes de sua prática reflexiva; saberes de uma teoria especializada; saberes de uma militância pedagógica.
II. Repensar, constantemente, sua prática, reconstruindo uma identidade pessoal, valorizando um trabalho crítico-reflexivo sobre as práticas que realiza e sobre as experiências compartilhadas.
III. Transformar a escola em um espaço de trabalho e formação, propiciando a constituição de redes de formação contínua, cujo primeiro nível é a formação inicial.

A alternativa que relaciona, corretamente, as afirmações com as esferas de desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional é