limpar filtros
Questões por página:
Violência de gênero - As mulheres e as meninas são a maioria das vítimas do tráfico de pessoas para fins de exploração sexual no Brasil. Nos últimos dez anos, 96% das vítimas desse crime em ações penais com decisão em segunda instância na Justiça Federal eram mulheres. As informações são de relatório sobre o funcionamento do sistema de justiça brasileiro na repressão do tráfico internacional de pessoas, feito pela Organização Internacional para as Migrações (OIM) e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2021. O relatório reúne 144 ações penais com decisão em segunda instância da Justiça Federal.
Fonte: Agência Senado

De acordo com o Relatório, o país que mais recebeu vítimas traficadas do Brasil (56,94%), foi:
De acordo com a Lei nº 10.741/03, Estatuto da Pessoa Idosa, no Capítulo da Assistência Social, analise as alternativas e assinale a INCORRETA:
De acordo com o Art.6º, parágrafo primeiro da Lei nº 8.742/93, As ações ofertadas no âmbito do SUAS têm por objetivo proteção à:

I. Família. II. Maternidade. III. Infância. IV. Adolescência. V. Velhice.

Estão CORRETOS:
De acordo com o Art.5º da Lei nº 8.742/93, A organização da assistência social tem como base as seguintes diretrizes:

I. Descentralização político-administrativa para os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, e comando único das ações em cada esfera de governo.
II. Divulgação ampla dos benefícios, serviços, programas e projetos assistenciais, bem como dos recursos oferecidos pelo Poder Público e dos critérios para sua concessão.
III. Participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis.
IV. Primazia da responsabilidade do Estado na condução da política de assistência social em cada esfera de governo.

Estão CORRETOS:

Considerando os instrumentos de trabalho do Assistente Social, atribua:

1. Para Laudo Social.

2. Para Parecer Social.

3. Para Relatório Social.


( )Informações a respeito de encaminhamentos, triagens e fatos novos que surgirem; Situações emergenciais, de forma breve, para posterior aprofundamento; Acompanhamentos que necessitarem de intervenção direta do profissional; Descrição do que foi observado em cada visita domiciliar.

( )Introdução, contendo objetivos e a demanda judicial; Identificação de todos os envolvidos; Metodologia utilizada para sua elaboração; Relatório, mencionando o contexto histórico da demanda avaliada, bem como seu estado social; Conclusão com uma síntese da situação, análise crítica e posicionamento final do profissional.

( )Deve ter uma descrição sucinta, conclusiva e indicativa. Precisa trazer, de forma breve, uma análise contextual, expectativas para o futuro e sugestões de como enfrentar a situação de risco ou vulnerabilidade constatada. Como instrumento de trabalho do assistente social, é de extrema importância, pois, além de reforçar sua identidade profissional, é um dispositivo de viabilização de direitos e de transformação social.


Assinale a sequência CORRETA: