limpar filtros
Questões por página:
A atenção aos pacientes acometidos pelas arboviroses, na grande maioria dos casos, tem como característica a utilização de tecnologias de cuidado que dispensam instalações e equipamentos de maior complexidade e custo. No entanto, a abordagem precoce do paciente e o correto estadiamento clínico do caso e seu manejo são fatores críticos de sucesso a fim de evitar a evolução dos pacientes para casos graves e óbitos.


Sobre a assistência às pessoas com arboviroses, assinale a alternativa CORRETA.
O Diabetes mellitus (DM) é um importante e crescente problema de saúde pública em todo o mundo. Para o controle do DM tipo 2, um dos objetivos principais do tratamento é manter o bom controle metabólico, promovendo com essa ação a redução das complicações micro e macrovasculares.


Quanto ao controle gicêmico, que é fundamental para o controle metabólico, analise as afirmativas abaixo:


I. A adoção de hábitos de vida saudáveis, com uma alimentação equilibrada, prática regular de atividade física, moderação no uso de álcool e abandono do tabagismo, acrescido ou não do tratamento farmacológico, são preditivos de um bom controle glicêmico.

II. As glicemias de jejum, pré-prandial (antes das refeições), pós-prandial (após as refeições) e hemoglobina glicada (HbA1c), que, em princípio, avaliam o padrão glicêmico dos últimos 6 meses, auxiliam o monitoramento do controle glicêmico.

III. Os indivíduos que desenvolvem Diabetes mellitus tipo 2 acima de 65 anos, devem ter um controle glicêmico menos rígido, uma vez que desenvolvem uma menor possibilidade de complicações.

IV. As glicemias devem ser utilizadas como parâmetro para o monitoramento e orientação do ajuste da dose da medicação utilizada pelo paciente, uma vez que a referência do resultado aponta os momentos em que pode haver falta ou excesso da sua ação.


Estão CORRETAS apenas

Sobre a Consulta de Enfermagem leia as afirmações abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.



( ) O processo de enfermagem (PE) favorece a sistematização da consulta de enfermagem, visando autonomia, tomada de decisões na condução das práticas de autocuidado para o controle e prevenção das complicações de doenças.



( ) A consulta de enfermagem (CE) compreende muitas ações que contribuem para o atendimento às necessidades de saúde da pessoa. Ela é organizada pelo processo de enfermagem (PE), que é essencial ao planejamento da assistência à pessoa, à família e à comunidade.



( ) Uma teoria de enfermagem funciona como um alicerce para a implantação do PE/CE com ações sistematizadas e interrelacionadas para assistência aos seres humanos, que são o centro do cuidado em saúde, podendo ser a pessoa, a família ou a comunidade.



( ) A consulta de enfermagem (CE) é uma estratégia tecnológica do cuidado, do enfermeiro, que pode ser delegado para qualquer membro da equipe de saúde e pode ser definida como assistência prestada ao ser humano, com o objetivo de identificar problemas, desenvolver e implementar cuidados.



( ) O cuidado prestado por meio da consulta de enfermagem deve ser executado de maneira parcial, atendendo às necessidades mais relevantes do paciente, da família e da comunidade, oportunizando o desenvolvimento do cuidado.




Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

Sobre a pele do idoso, leia as afirmativas abaixo:


I. No processo de envelhecimento, uma atrofia de 20% de espessura da pele provoca um adelgaçamento da derme e da epiderme; mesmo assim, esse evento não interfere na perda de colágeno e elastina da pele.


II. A perda da umidade e a lubrificação da pele estão relacionadas ao declínio de produção das glândulas sudoríparas e sebáceas, promovendo o surgimento de manchas secas e prurido cutâneo.


III. Dentre os problemas mais comumente apresentados na pele do idoso, destacam-se a xerose, o prurido, as dermatites de contato, as skin tears, lesões por umidade excessiva e as úlceras por pressão.


IV. A pele do idoso é qualitativamente semelhante à pele do adulto jovem, sendo apenas mais vulnerável às agressões físicas, químicas e biológicas, causando-lhe lesões facilmente tratáveis.


Estão CORRETAS
A sífilis congênita continua sendo um grave problema de saúde pública mundial, e as ações para a sua prevenção envolvem o controle da sífilis na comunidade e em gestantes durante o pré-natal. A Oragnização Mundial de Saúde estima que a ocorrência de sífilis complique um milhão de gestações por ano em todo o mundo. Esse quantitativo pode ser atribuído, em parte à elevação nos números de testagem mas também à diminuição do uso de preservativos, à redução na administração de penicilina na Atenção Primária `à Saúde (APS) e ao desabastecimento mundial de penicilina, entre outros.


Considerando os atuais conhecimentos científicos e recomendações dos protocolos da APS do Brasil, leia as afirmativas abaixo:


I. O tratamento da sífilis em gestante deve ser iniciado o mais precocemente possível, e considera-se tratamento adequado para sífilis durante a gestação quando é feito com benzilpenicilina benzatina e iniciado até 60 dias antes do parto.


II. A benzilpenicilina é a única opção segura e eficaz para o tratamento adequado em gestantes, e qualquer outro tratamento realizado durante a gestação é considerado tratamento inadequado da mãe, resultando na notificação do recém-nascido como sífilis congênita e requerendo avaliação clínica, laboratorial e tratamento.


III. A recomendação é que as doses sejam aplicadas, idealmente, a cada 7(sete) dias. Caso alguma dose seja perdida ou o intervalo entre elas seja maior que sete dias, o esquema terapêutico deve ser reiniciado.


IV. O monitoramento do tratamento da sífilis deve ser realizado com teste treponêmico e, sempre que possível, com o mesmo método diagnóstico. Se o diagnóstico for realizado com RPR (Antígeno Sorológico), manter seguimento com RPR.


Está CORRETO o que se afirma apenas em