Questões da prova:
IFB - 2016 - IFB - Professor - Economia
limpar filtros
50 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 10
Questões por página:
Questões por página:
Considere a curva de demanda agregada AD estabelecendo uma relação entre nível de preços e a demanda total de uma economia sem relações com o exterior. Em presença de inflação, quais efeitos, dentre os listados abaixo, devem ocorrer? I) A oferta monetária real diminui. II) A tributação total se reduz. III) A taxa de juros aumenta. IV) O produto cresce. V) O investimento diminui.
Assuma que os capitais movimentam-se livremente na esfera internacional. Suponha, ainda, que determinado país adote o regime de câmbio fixo. Identifique as assertivas CORRETAS em tal situação e escolha a alternativa correspondente. I) O saldo das transações correntes é sempre nulo. II) A política fiscal é plenamente eficiente. III) A taxa de juros doméstica é igual à taxa de juros internacional. IV) A política monetária é ineficiente.
Considere a Curva de Phillips Aceleracionista, em que a previsão de inflação corrente é igual à taxa de inflação efetiva do período anterior, ou seja, πte = πt − 1. Assuma πt − 1 = 8,8%, a taxa desemprego natural uN = 4% e a taxa efetiva de desemprego no período corrente ut = 3,2%. Com essas informações, pode-se inferir, a respeito da taxa efetiva de inflação no período corrente, que:
Uma economia opera no regime de câmbio flexível e com um ativo financeiro único dado por títulos da dívida pública com vencimento anual. Considere i = taxa de juros doméstica no período t, i* = taxa de juros internacional em t, E = taxa de câmbio efetiva em t (número de unidades da moeda nacional por uma unidade da moeda estrangeira) e Ee = a taxa esperada de câmbio um ano à frente, em t + 1. Pela Condição de Paridade dos Juros, a taxa de juros doméstica deverá equivaler a qual expressão a seguir?
ALERT: Essa questão ainda está sendo revisada pela equipe FonteConcursos!