Questões da prova:
IFB - 2016 - IFB - Professor - Economia
limpar filtros
50 Questões de concurso encontradas
Página 4 de 10
Questões por página:
Questões por página:
Certo ativo financeiro promete pagar um valor perpétuo fixo Z a cada período t. Assuma uma taxa de juros constante i ao longo do tempo. Então, o valor presente do ativo será igual à expressão:
A equação de trocas da Teoria Quantitativa da Moeda expressa uma relação entre o nível geral de preços P, os meios de pagamento M, o produto Y e a velocidade de circulação da moeda V. Considere que os meios de pagamento estejam crescendo à taxa instantânea m, o produto à taxa y e a velocidade de circulação da moeda à taxa v. Então, pode-se dizer que a taxa instantânea de variação dos preços é igual a:
Se Y indica a renda agregada, C os gastos em consumo, I o investimento, S a poupança, G a despesa pública, T a tributação, c a propensão marginal a consumir e d a propensão marginal a investir, então as exportações líquidas NX de um país são equivalentes à soma de quais itens relacionados a seguir? I) S − I II) c (Y − T) III) C + dY IV) T − G V) G − T
Considere M o volume dos meios de pagamento na economia. Tendo-se a moeda em poder do público C dada por C = cM, o total de depósitos à vista D será fornecido pela expressão D = dM, em que c + d = 1. Além disso, os bancos retêm uma fração r dos seus depósitos à vista na forma de reservas, tanto voluntárias quanto na forma de encaixes compulsórios junto ao Banco Central. Sabendo-se então que a Base Monetária B compreende a moeda em poder do público mais as reservas bancárias, o multiplicador monetário m que determina o total dos meios de pagamento M em relação à B, isto é, M = mB, será igual a:
Dentre as operações econômicas listadas a seguir, selecione a alternativa que indica qual(is) dela(s) NÃO configuram gastos em investimento do ponto de vista macroeconômico. I) Instalação de uma siderúrgica. II) Aquisição de uma nova prensa hidráulica. III) Compra do controle acionário de uma empresa. IV) Construção de um silo de armazenagem. V) Aplicação em títulos públicos de longo prazo.