limpar filtros
Questões por página:
Conforme o Código de Ética Profissional, é INCORRETO afirmar que, ante a profissão, é vedado ao Nutricionista:
J.K.M.,20 anos, sexo masculino, foi recentemente diagnosticado com insuficiência renal crônica; porém, já em fase terminal, com filtração glomerular inferior a 15mL/min, iniciando terapia hemodialítica imediata. Nessa situação, o paciente precisa de tratamento nutricional específico. Quanto às recomendações para o manejo nutricional nessa fase da doença, assinalar a alternativa CORRETA:
Assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE: A ______________ está envolvida em diversas funções sistêmicas, como na síntese de glicoproteínas, no crescimento e na diferenciação celular e, também, atua nos sistemas reprodutivo e imunológico. A sua deficiência pode causar secura e escamação na pele, além de outras complicações. Porém, a manifestação clínica mais clássica dessa hipovitaminose é a nictalopia.
A temperatura é um dos parâmetros que influencia no desenvolvimento microbiano de um alimento. Assim, é imprescindível que o nutricionista tenha conhecimento acerca dos valores de temperatura para a multiplicação microbiana dos distintos grupos de micro-organismos. Considerando a divisão microbiológica, a que grupo pertence um microorganismo que não se desenvolve em alimentos enlatados, estocados à temperatura ambiente, e que tem o crescimento otimizado entre 55 e 60°C?
Em relação às orientações nutricionais no Diabetes Mellitus, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(_) Recomenda-se que o plano alimentar seja fracionado em quatro a cinco refeições, sendo três principais e uma composta por lanche, levando em consideração a individualidade e a rotina diária. Essa recomendação considera os efeitos benéficos desse plano para todo o corpo, com oferta constante de micronutrientes e contribuição para a saciedade. (_) Alimentos diet, light ou zero podem ser indicados no contexto do plano alimentar, mas não de maneira exclusiva. É necessário respeitar as preferências individuais e o poder aquisitivo do paciente e da família. (_) Sacarose e alimentos contendo sacarose não são proibidos para indivíduos com diabetes, uma vez que não aumentam a glicemia mais do que outros carboidratos, quando ingeridos em quantidades equivalentes. Dessa forma, a sacarose pode ser inserida no contexto de uma alimentação saudável. No entanto, se adicionada à refeição, deve haver substituição de outras fontes de carboidratos e compensação com doses adicionais de insulina.