limpar filtros
Questões por página:
Em seu livro Avaliação: mito & desafio, Jussara Hoffmann expõe a dicotomia existente entre educação e avaliação. Ela se revela, segundo a autora, quando, por exemplo, um professor de educação infantil ou dos anos iniciais do ensino fundamental, em seu cotidiano, acompanha o desenvolvimento dos alunos a partir de um relacionamento afetivo e busca compreender suas dificuldades, mas enfrenta, no entanto, ao final de um semestre ou bimestre, “a tarefa de transformar suas observações (significativas e consistentes) em registros anacrônicos, sob a forma de conceitos classificatórios ou listagens de comportamentos estanques”. Essa dicotomia é danosa, pois descaracteriza o significado básico da avaliação que é a:
Na proposta pedagógica para a educação infantil, referendada nos documentos normativos oficiais, os verbos conviver, brincar, participar, explorar, comunicar e conhecer-se indicam:
O fator tempo é um dos mais desafiadores para o professor ao organizar o seu planejamento, pois manejar com flexibilidade a duração das atividades e tornar possível a retomada dos conteúdos em diferentes oportunidades, visando à aprendizagem, não são tarefas simples. Assim, cabe ao professor eleger modalidades organizativas para a gestão do seu trabalho. Dentre as variadas possiblidades, há aquela em que situações didáticas se articulam de modo progressivo, isto é, os desafios são sequenciados pelo nível de dificuldade a ser enfrentado pelos alunos, para que construam um determinado conhecimento. Essa modalidade organizativa é conhecida como:
Lidar com a corporalidade e a movimentação das crianças na escola implica compreender que o movimento é um relevante aspecto do desenvolvimento e da cultura humana. Mais do que um simples deslocamento do corpo no espaço, o movimento constitui-se uma:
Ao entrar na creche ou na pré-escola, a maioria das crianças enfrenta um grande desafio: a primeira separação dos seus vínculos afetivos familiares para se incorporarem a uma situação de socialização estruturada. Por isso, as creches e pré-escolas devem acolher as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente da família e no contexto de sua comunidade, desenvolvendo, assim, uma proposta pedagógica baseada na: