limpar filtros
Questões por página:
Homem,59 anos, hipertenso e diabético há 12 anos, em acompanhamento clínico regular, faz uso de captopril, metformina e glibenclamida, todos em dose máxima. Sem outros antecedentes mórbidos relevantes. Há três dias apresenta náuseas, diarreia e inapetência, com alguns episódios de vômitos. Apresentou ainda febre de até 38,5 ºC no período. Há mais ou menos 40 minutos, queixou-se de mal-estar inespecífico, com sudorese e náuseas, e, há 15 minutos, apresentou convulsão tônico-clônica generalizada, sendo trazido ao pronto atendimento.
Assinale a alternativa que apresenta a principal hipótese etiológica para o quadro convulsivo apresentado.
Homem,77 anos, durante internação hospitalar para tratamento cirúrgico de fratura de colo de fêmur, apresenta episódio de broncoaspiração e passa a apresentar tosse com expectoração amarelada e laivos de sangue. O exame físico é compatível com pneumonia em base direita. Os exames laboratoriais revelam a presença de leucocitose com neutrofilia e a gasometria arterial revela: pH = 7,29; pCO2 = 22 mmHg; HCO3 =10 mEq/L; BE = −7; SpO2 = 90%.
O diagnóstico correto após análise apropriada da gasometria arterial é de
Mulher,36 anos, com queixa de astenia crônica, anorexia, náuseas, vômitos, dores abdominais e episódios de lipotimia, é submetida a ampla investigação diagnóstica, sendo encontrados hipocortisolismo matinal e elevação significativa do ACTH.
Assinale a alternativa que contém os achados mais prováveis, nessa paciente.
Mulher,38 anos, comparece em consulta ambulatorial após ter ido ao serviço de pronto atendimento, há quatro semanas, por crise de enxaqueca, que melhorou com analgésico simples. Relata ter episódios esporádicos, chegando a durar até um dia inteiro, cerca de uma vez ao mês, intercalando com longos períodos sem crises, desde os 20 anos de idade. Consegue associar as crises de cefaleia a momentos de estresse importantes e, principalmente, por privação de sono. Ficou muito preocupada durante a aferição da pressão arterial em 180 x 100 mmHg, na crise no pronto-socorro. Em outras medidas, na unidade básica de saúde e em casa, na ausência de dor, foi confirmado o diagnóstico de hipertensão arterial. Não apresenta queixas adicionais. Exame clínico: bom estado geral, corada, hidratada, anictérica, acianótica, eupneica, IMC = 22 kg/m², PA = 160 x 100 mmHg, FC = 84 bpm, com pulsos cheios e simétricos. Semiologias neurológica, pulmonar, cardíaca e abdominal sem alterações.
Considerando o quadro apresentado, hipertensão e características da cefaleia, assinale a alternativa que contém o esquema terapêutico ambulatorial inicial mais apropriado.
ALERT: Essa questão ainda está sendo revisada pela equipe FonteConcursos!