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Considere o texto a seguir:


O antigo papel do psicólogo aplicador de testes, para identificar o perfil adequado para a função a ser desempenhada, foi transformado na função de um gestor de pessoas, que se preocupa com a escolha profissional, com o processo de decisões, com a formação do trabalhador.


BOCK, A. M. M. et al. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia.15.ed. - São Paulo: Saraiva educação,2018.


A transformação descrita está ligada a exigências que o modelo de gestão de pessoas atual requer dentro do contexto organizacional.


Esse modelo trabalha com a noção de

Em uma empresa pública federal, foram estabelecidos planos anuais, com objetivo de promover mais inovação e agilidade nos processos internos. Esses planos incluíam reuniões frequentes entre liderança e trabalhadores, nas quais os objetivos eram compartilhados de forma objetiva e transparente. A gestão de pessoas, junto às lideranças da empresa, criou processos e políticas que buscavam valorizar a autonomia, a colaboração e a experimentação das equipes de trabalho.


O caso acima demonstra a relação da cultura organizacional com outros aspectos do comportamento organizacional e implica a compreensão de que a(o)

A Figura a seguir representa o Modelo de Avaliação Integrado e Somativo (MAIS) e a sua classificação das variáveis, que devem ser consideradas na avaliação dos processos de treinamento, desenvolvimento e educação, com componentes e subcomponentes relacionados entre si.


Imagem associada para resolução da questão


BORGES-ANDRADE, J. E., et al. Treinamento, Desenvolvimento e Educação: um modelo para sua gestão. In: O trabalho e as organizações: atuações a partir da Psicologia. Porto Alegre: Artmed,2013. p.472. Adaptado.


O MAIS considera elementos que permitem uma visão abrangente e a melhoria contínua dos processos de treinamento, desenvolvimento e educação, o que inclui o componente

Na execução de um projeto em equipe, um trabalhador percebe que seu colega está realizando uma tarefa de forma incorreta, comprometendo o resultado a ser alcançado. O trabalhador não questiona o colega e posteriormente busca o líder do projeto para reclamar sobre o erro do colega. Para gerir esse conflito, o líder do projeto retira da equipe o trabalhador que estava realizando a tarefa de forma incorreta e adverte verbalmente o trabalhador que não interveio ao perceber o erro do colega.


Nessa situação, identifica-se que o líder do projeto adotou, na gestão desse conflito,

Uma equipe de trabalho realizou com sucesso a revisão de processos internos do setor, reduzindo o tempo e preservando a qualidade das atividades. A despeito de vários conflitos, do absenteísmo e da insatisfação de alguns membros ao longo da atividade, a melhoria técnica foi alcançada pela equipe.


Nesse caso, considerando-se a efetividade de uma equipe de trabalho, o funcionamento dessa equipe não é efetivo pelos critérios de