limpar filtros
Questões por página:

Leve em conta a Matriz a seguir.

Imagem associada para resolução da questão


Atribuições e responsabilidades


DUTRA, J. S. Gestão do Desenvolvimento e da Carreira por Competência. In: DUTRA, J.S. (org.). Gestão por Competências: Um Modelo Avançado para o Gerenciamento de Pessoas. São Paulo: Gente,2001. p.65. Adaptado.
Nesse contexto, considerando-se um trabalhador que supera os requisitos de acesso ao cargo por possuir a formação, os anos de experiência e o conhecimento das operações, mas não atende às atribuições e às responsabilidades necessárias, o plano de desenvolvimento delineado para esse trabalhador deve incluir

Em uma reunião de feedback com seu gestor, um trabalhador mostrou-se desmotivado com seu trabalho. Ele pontuou que, embora estivesse satisfeito com a sua remuneração, com um salário considerado satisfatório e com boa avaliação do pacote de benefícios provido pela empresa, sentia-se pouco satisfeito com as recentes mudanças técnicas na sua atividade, acarretadas pela implementação de uma nova plataforma de gestão de dados no seu setor. Após a reunião com o trabalhador, o gestor recorreu à área de gestão de pessoas para planejar ações de atuação sobre o caso.


Ao considerar os fatores pontuados pelo trabalhador, em que há evidente satisfação em relação a um fator higiênico e pouca satisfação em relação a um fator motivacional, a medida recomendada pela área de gestão de pessoas ao gestor é a(o)

Estudos apontam que a adoção da medida de comprometimento organizacional, como se estudava no século XX, não é mais válida e adequada ao novo cenário das relações de trabalho no século XXI.


O problema da adoção dessa medida na atualidade das relações de trabalho é explicada pela(s)

Em uma empresa, a psicóloga organizacional e do trabalho foi consultada para orientar um processo de reabilitação de um empregado. O caso exige a análise em conjunto com os médicos que acompanham o trabalhador.


Nesse caso, no relacionamento com profissionais que não são psicólogos, a psicóloga deve

A reestruturação produtiva do final do século XX transformou o mundo do trabalho e exigiu a adoção da estratégia como parte fundamental da gestão de pessoas nas organizações. Nesse sentido, modelos estratégicos de gestão de pessoas passaram a fazer parte da atuação do psicólogo organizacional e do trabalho, inserido na gestão de pessoas.


A adoção da estratégia em gestão de pessoas demandou desse psicólogo uma atuação voltada