Filtrar


Questões por página:
Qual é o volume de uma solução 2,0 mol/L de ácido nítrico necessário para reagir completamente com 200 mL de uma solução 1,0 mol/L de hidróxido de sódio?
A volumetria é uma técnica analítica quantitativa que se baseia na medição precisa do volume de um reagente necessário para reagir completamente com um analito. Entre as diferentes volumetrias utilizadas na química analítica, destacam-se a volumetria ácido-base, de precipitação, de oxirredução e de complexação. Sobre os diferentes tipos de volumetria, analise as assertivas abaixo:

I. Na volumetria ácido-base, utiliza-se um indicador ácido-base ou um pHmetro para identificar o ponto de equivalência da reação entre um ácido e uma base.
II. Na volumetria de precipitação, a formação de um precipitado insolúvel é utilizada como critério para determinar a concentração do analito, sendo o nitrato de prata um reagente comum nesse tipo de análise.
III. Na volumetria de oxirredução, ocorre transferência de elétrons entre o analito e o titulante, sendo o permanganato de potássio um dos reagentes mais utilizados devido à sua cor intensa que dispensa o uso de indicador.
IV. Na volumetria de complexação, a formação de complexos solúveis é explorada para determinar a concentração de íons metálicos em solução, sendo o EDTA um reagente amplamente empregado nesse tipo de análise.
V. A volumetria de precipitação pode ser aplicada na determinação da dureza da água, pois o cálcio e o magnésio reagem com nitrato de prata para formar precipitados insolúveis, sendo este chamado Método de Mohr.

Quais estão corretas?
O carbono é um elemento fundamental na química orgânica, pois pode formar diferentes tipos de cadeias e estruturas, além de participar de diversas reações orgânicas. Sobre os átomos de carbono e as reações orgânicas, analise as assertivas abaixo:

I. O carbono pode ser classificado como primário, secundário, terciário ou quaternário, dependendo do número de outros carbonos aos quais está ligado.
II. Na reação de hidratação de alcenos, um grupo hidroxila é adicionado à molécula, formando um álcool.
III. A oxidação de um álcool primário leva à formação de um éter, enquanto a oxidação de um álcool secundário leva à formação de um aldeído.
IV. A reação de substituição ocorre quando um átomo ou grupo de átomos em uma molécula orgânica é trocado por outro, como no caso da substituição de um hidrogênio de um alcano por um halogênio.

Quais estão corretas?
As funções inorgânicas classificam os compostos químicos em quatro grandes grupos: ácidos, bases, sais e óxidos. Além disso, as reações químicas inorgânicas ocorrem de diferentes formas, como síntese, decomposição, simples troca e dupla troca. Com base nesses conceitos, assinale a alternativa correta.
As propriedades físicas das substâncias, como ponto de fusão, ebulição e solubilidade, estão diretamente relacionadas aos tipos de ligações químicas presentes. Com base nesse conceito, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. As ligações intramoleculares (iônicas, covalentes e metálicas) são mais fortes que as ligações intermoleculares e determinam a estabilidade estrutural das moléculas.
II. As forças intermoleculares, como as forças dipolo-dipolo, forças de London e ligações de hidrogênio, influenciam diretamente propriedades como ponto de fusão e ebulição das substâncias.
III. Substâncias que possuem ligações de hidrogênio, como a água e o etanol, apresentam pontos de ebulição mais elevados do que aquelas que possuem apenas forças de London.