Filtrar


Questões por página:
Questão Anulada
O capitalismo é o sistema que revoluciona de forma permanente as forças produtivas. As diferentes mudanças sugerem novas caracterizações que provocam os cientistas sociais na continuidade de estudos sobre o entendimento desse complexo sistema. No século XX, o chamado neoliberalismo foi a principal forma de denominação dessas mudanças econômicas. Nesse sentido, são características que fazem parte do neoliberalismo:

1. Corte nos gastos públicos. 2. Redução das taxas alfandegárias. 3. Fortalecimento dos blocos econômicos. 4. Estabilidade econômica. 5. Privatização das empresas estatais.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
Assinale a alternativa que melhor expressa o objetivo da Sociologia de acordo com Zygmunt Bauman.
Em relação à caracterização do neoliberalismo nas Ciências Sociais, analise as assertivas a seguir:

I. Michel Foucault vê o neoliberalismo como uma racionalidade política que reconfigura normativamente práticas e instituições, uma forma de governamentalidade em que os indivíduos internalizam normas de mercado e regulam seu próprio comportamento de acordo.
II. Pierre Bourdieu considera o neoliberalismo uma utopia da teoria econômica convertida em projeto político, que busca destruir estruturas coletivas e submeter a política aos mercados financeiros globais.
III. O marxismo, em termos gerais, entende o neoliberalismo como uma estratégia política que visa reforçar a hegemonia de classe e expandi-la globalmente, surgindo como resposta à crise do capitalismo na década de 1970.
IV. Foucault e Bourdieu concordam que o neoliberalismo é basicamente um projeto de desregulamentação econômica que visa reduzir o papel do Estado ao mínimo.
V. A abordagem marxista e a de Bourdieu discordam na análise do papel do Estado. Os marxistas o definem como um instrumento de hegemonia de classe, já Bourdieu o caracteriza enquanto agente neutro na implementação do neoliberalismo.

Quais estão corretas?
Nas suas grandes linhas, os ____________ asiático, antigo, feudal e, modernamente, o burguês, podem ser designados como épocas progressivas da formação econômica e social. As relações de produção burguesas são a última forma antagônica do processo social da produção, não no sentido de antagonismo individual, mas de um antagonismo que decorre das condições sociais da vida dos indivíduos. Mas as forças produtivas que se desenvolvem no seio da sociedade burguesa criam, ao mesmo tempo, as _______________ para a resolução desse antagonismo. Com essa formação social encerra-se, por isso, a ________________ da sociedade humana.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Para Weber, denomina-se “constituição da comunidade” uma relação social quando e na medida em que a atitude na ação social – no caso particular, ou na média ou no tipo puro – se funda na solidariedade sentida (afetiva ou tradicional) dos participantes. Os casos em que uma relação social quando e na medida em que a atitude na ação social se baseia no ajustamento de interesses por motivos racionais (de carácter axiológico ou teleológico), ou também em uma união de interesses por motivos idênticos, são definidos pelo autor como: