Filtrar


Questões por página:
Assinale a alternativa que apresenta a melhor descrição da visão de Claude Lévi-Strauss sobre o pensamento mágico e sua relação com o pensamento científico.
Considerando o enfoque trazido por Norbert Elias sobre a alienação no contexto da evolução do conhecimento científico e sua relação com a compreensão dos processos naturais e sociais, assinale a alternativa correta.
Octavio Ianni aborda questões de classe social e raça em suas análises sociológicas. Em relação ao autor e à sua perspectiva teórica, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Ianni sustenta que as desigualdades de raça e de classe podem ser resolvidas dentro de um processo histórico nos marcos da democracia, por meio da ampliação dos sistemas de cotas e outras formas de participação que não expressem o antagonismo social.
( ) Para Ianni, a questão racial influencia as criações culturais e a relação entre economia e sociedade.
( ) O autor sustenta que há uma dicotomia entre classe social e raça, e que elas são mutuamente excludentes, pois o processo de escravidão é anterior ao processo da formação industrial brasileira, enquadrando-se mais no conceito de escravismo colonial.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
De acordo com Laplantine (1999), em sua conhecida obra “Aprender Antropologia”, o _______________ pode ser entendido como algo que se refere à compreensão de que os valores e a dinâmica de uma cultura devem ser compreendidos no interior dessa própria cultura e não referenciados por outra.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Para Georg Simmel, a vida metropolitana nos expõe ao desejo de bens culturais e também à ansiedade por não sermos capazes de adquirir tudo que nos é apresentado. Também vivenciamos a situação do movimento incessante das ruas e a sensação de solidão, mesmo cercados de pessoas. Simmel entende que essa é uma sensação que remete às noções de aproximação e distanciamento. No mesmo sentido, o comportamento dos habitantes dos centros urbanos voltado para conviver com o ritmo acelerado das cidades é denominado pelo sociólogo como: