Filtrar


Questões por página:

Sobre a avaliação da composição corporal de adultos, julgue as afirmativas abaixo em verdadeiras ou falsas:

I. O peso corporal de um indivíduo não determina qual é a sua porção de massa magra, gordura ou fluidos, portanto, alterações no peso não especificam qual compartimento corporal foi acometido por desnutrição.

II. Dentre os métodos de avaliação da alteração de peso, a perda de peso recente é o que melhor se correlaciona com morbidade e mortalidade, já que não inclui o tempo no qual ocorreu a alteração ponderal.

III. O excesso de massa corporal para estatura geralmente representa excesso de gordura corporal, porém, essa afirmativa é válida para estudo populacional e não para diagnóstico individual.

IV. A dobra cutânea do tórax ou peitoral é recomendada tanto para homens quanto para mulheres, apresenta baixa correlação coma densidade corporal e faz parte de algumas equações de predição de gordura corporal.

V. Dada a complexidade da determinação da densidade corporal por pesagem hidrostática ou por pletismografia, a densidade corporal pode ser estimada por equações de predição.

Está incorreto apenas o que se afirma em:

Sobre úlceras de pressão e seu manejo nutricional, julgue as afirmativas abaixo em verdadeiras ou falsas:

I. Na dietoterapia da úlcera de pressão, a energia proveniente de carboidratos e lipídeos é necessária para que as proteínas possam desenvolver suas funções estruturais de cicatrização e para que as células de defesa possam desempenhar ação anti-inflamatória e fagocitose.

II. As necessidades proteicas do paciente com úlcera de pressão estão aumentadas.

III. A suplementação de arginina é indicada, pois estimula a secreção de hormônio do crescimento, com efeitos anabólicos na cicatrização, aumenta a síntese do colágeno e melhora a resposta imune.

IV. A vitamina A atua na resposta inflamatória local, na epitelização, na síntese do colágeno, na fibroplasia e na angiogênese, estando sua necessidade aumentada em pacientes com úlcera de pressão.

V. O zinco tem sua recomendação nutricional aumentada nas úlceras de pressão, pois atua em muitos sistemas enzimáticos relacionados a síntese proteica, à replicação celular a à formação do colágeno.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:

Sobre a avaliação nutricional de paciente crítico, está incorreto o que se afirma em:

Sobre a digestão e a absorção dos macronutrientes, julgue as alternativas abaixo em verdadeiras ou falsas:

I. Monossacarídeos, glicose, galactose e frutose são absorvidos no cólon por dois processos: um não-específico, de difusão passiva (absorção por diferença de gradiente de concentração entre os açúcares presentes no lúmen intestinal e os das células da mucosa intestinal) e outro de absorção ativa, realizado por carreadores específicos.

II. A frutose é absorvida lentamente por difusão facilitada, um transporte mediado passivo pelo transportador GLUT5, dependente de sódio.

III. O estômago é um importante sítio para emulsificação das gorduras, que é pré-requisito para ação da lipase pancreática.

IV. A secreção pancreática contém uma colipase, que auxilia na ação das lipases gástrica e pancreática.

V. A digestão de peptídeos, provenientes da ação de enzimas gástricas e pancreáticas, até aminoácidos é completada pelas múltiplas peptidases produzidas pelas vilosidades intestinais, principalmente no duodeno e jejuno.

Está incorreto apenas o que se afirma em:

Sobre a desnutrição, julgue as afirmativas abaixo em verdadeiras ou falsas:

I. Independentemente de sua natureza, a desnutrição pode atingir 20 a 50% dos pacientes hospitalizados e está relacionada a maior incidência de complicações, mortalidade e aumento no tempo de internação.

II. A triagem do risco nutricional é ferramenta útil na detecção precoce da desnutrição e na previsão de desfechos clínicos negativos.

III. A desnutrição é responsável por mais da metade das mortes de crianças em todo o mundo, sendo considerada a doença que mais mata crianças abaixo de cinco anos de idade.

IV. Crianças desnutridas que não recuperam o déficit estatural apresentam maior risco de desenvolvimento de diabetes mellitus, hipertensão arterial e obesidade na vida adulta.

V. Fatores como nível de desenvolvimento econômico, distribuição de riquezas, estabilidade política, prioridades nos gastos públicos e padrão sociocultural de um país são determinantes da prevalência de desnutrição infantil.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas: