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A interação entre os alunos, os conteúdos de aprendizagem e o professor dá origem ao conhecimento. Para os construtivistas, o processo de construção do conhecimento inicia-se com o desequilíbrio entre o sujeito e o objeto. A origem do conhecimento por parte do sujeito envolve dois processos complementares e, por vezes, simultâneos.
Esses processos são denominados de
Democratizar o ensino é ajudar os alunos a se expressarem bem, a se comunicarem de diversas formas, a desenvolverem o gosto pelos estudos, a dominarem o saber escolar; é ajudá-los na formação de sua personalidade social, enfim, na sua organização enquanto coletividade.
Portanto, a democratização da escola pública deve ser assim entendida:
A interdisciplinaridade tem o objetivo de promover a integração dos conteúdos de diferentes disciplinas. Uma prática educacional que procura fazer com que as áreas do conhecimento se complementem de forma que os conteúdos das disciplinas sirvam de apoio ao aprendizado umas das outras. Existe uma metodologia na qual ensinar tem uma relação muito estreita com a interdisciplinaridade, pois esse trabalho permite romper com as fronteiras disciplinares, criando ligações entre diferentes áreas do conhecimento em uma situação de aprendizagem contextualizada.
Essa proposta pedagógica se refere ao seguinte:
Existe um documento na área educacional que possui como diretrizes a erradicação do analfabetismo, a universalização do atendimento escolar e a superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação, entre outras.
Esse documento se denomina:
Em 2015 é instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.
Em relação à educação, essa lei descreve que: