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O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) criou uma norma que obriga que as empresas apliquem a ergonomia no ambiente de trabalho com o objetivo proporcionar maior bem-estar aos colaboradores e, com isso, os ganhos da empresa com a produtividade dos funcionários tendem a ser consideráveis. Considere que existem diferentes campos da ergonomia: a “física”, a “organizacional”, de “correção”, a “cognitiva”, dentre outras, e cada um destes campos é específico para que sejam oferecidas condições adequadas para os funcionários de acordo com as suas funções, de forma a exercer suas respectivas atividades de maneira segura e eficiente. Sobre a ergonomia de correção, assinale a afirmativa correta.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a droga abrange toda e qualquer substância não produzida pelo organismo que tenha a propriedade de atuar sobre um ou mais sistemas, produzindo alterações no seu funcionamento. Não são necessariamente maléficas, uma vez que podem até proporcionar benefícios consideráveis quando utilizadas com cautela e sob prescrição médica. Algumas delas, no entanto, são capazes de alterar o funcionamento do sistema nervoso central (SNC); são as chamadas drogas psicotrópicas. Segundo pesquisas realizadas pela OMS, é precoce o uso de drogas pelos adolescentes; por isso, a importância de iniciar as atividades preventivas também precocemente, assim como a necessidade de aprimoramento de programas preventivos. Em relação à prevenção ao uso/abuso de drogas, está correto o que se afirma em, EXCETO:
Questões de gênero, religião, raça/etnia ou orientação sexual e a sua combinação direcionam práticas preconceituosas e discriminatórias da sociedade contemporânea. Se o estereótipo e o preconceito estão no campo das ideias, a discriminação está no campo da ação, ou seja, é uma atitude. É a atitude de discriminar, de negar oportunidades, de negar acesso, de negar humanidade. Nessa perspectiva, a omissão e a invisibilidade também são consideradas atitudes, também se constituem em discriminação.
(Carrara,2009, p.27.)
Diante do exposto e considerando o cenário escolar atual, percebe-se a necessidade de repensar as práticas escolares, para melhor atender essas problemáticas que permeiam os muros das escolas; pensando nas possibilidades de mudanças, as práticas pedagógicas devem, EXCETO:
É impossível falar de indisciplina sem falar de autoridade. E percebe-se, hoje, que nunca na história a sociedade viveu tão fortemente a crise de autoridade, desde as instituições mais simples como a família até as mais complexas. Ao analisarmos as diversas definições de disciplina ou indisciplina percebemos uma gama de possibilidades, no entanto, elas têm em sua estrutura algo em comum: as palavras ordem, normas ou regras aparecem em todas as definições como sendo premissas para que ocorra a disciplina. Nesse contexto, temos de antemão a certeza de que sem ela (a disciplina), não é possível atingir objetivos dentro de uma organização. Considere que autoridade não é dada de “mão beijada”, mas é algo que se constrói; ter autoridade é muito diferente de ser autoritário, e que o estudante precisa aprender a noção de limite e isso só ocorre quando ele percebe que há direitos e deveres para todos, sem exceção. Sobre o exposto, é uma ação coerente de um professor autoritário:
A comunicação é uma atividade crucial para a vida em coletividade, pois tanto os animais quanto os seres humanos a utilizam para trocar, compartilhar e tornar comum a todos as informações, facilitando a convivência no grupo onde estão inseridos. O primeiro componente do processo de comunicação é o transmissor da mensagem denominado emissor, que transmite a mensagem desejada a uma ou mais pessoas com o intuito de transmitir uma ideia, um pensamento, instruções, informações, valores, dentre outros.
(SANTOS, Michele Fernanda Schmidt dos – Cultura organizacional – Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A.,2014.)
“A eficácia da comunicação está na predisposição do receptor em receber a mensagem. Para certificar-se que a mensagem foi entendida, utiliza-se de _____________, verificando as reações do receptor à mensagem, possibilitando ao emissor uma percepção a respeito da mensagem desejada.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.