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Concurso:
Instituto Federal Pará
Disciplina:
Psicologia
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A abordagem humanista surge com a teoria das relações humanas, sendo diretamente relacionada a ela. A escola busca dar ênfase aos grupos de pessoas que participam das organizações, sendo uma verdadeira revolução em relação à abordagem clássica. Sobre as relações humanas no trabalho, assinale a afirmativa INCORRETA.
Concurso:
Instituto Federal Pará
Disciplina:
Administração Geral
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Confúcio, filósofo chinês que viveu aproximadamente em 2500 a.C., naquela época, já enfatizava que se a linguagem não é correta, o que é “dito não é o que se pretende dizer”; se “o que é dito não é o que se pretende dizer, o que deve ser feito fica por fazer”. Isso acontece devido às barreiras presentes na comunicação. Sobre o exposto, relacione adequadamente as barreiras da comunicação indicadas às respectivas características.
1. Barreiras físicas. 2. Barreiras pessoais. 3. Barreiras semânticas.
( ) Limitações decorrentes dos símbolos através dos quais a comunicação é feita. ( ) Interferências que ocorrem no ambiente em que acontece o processo de comunicação. ( ) Interferências que decorrem das limitações, emoções e valores humanos de cada pessoa.
A sequência está correta em
1. Barreiras físicas. 2. Barreiras pessoais. 3. Barreiras semânticas.
( ) Limitações decorrentes dos símbolos através dos quais a comunicação é feita. ( ) Interferências que ocorrem no ambiente em que acontece o processo de comunicação. ( ) Interferências que decorrem das limitações, emoções e valores humanos de cada pessoa.
A sequência está correta em
Concurso:
Instituto Federal Pará
Disciplina:
Comunicação Social
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As diferentes formas de comunicar obedecem a um processo único. Nesse processo, cada um dos elementos apresenta a mesma importância para que o processo seja eficiente, pois ruídos em qualquer um dos elementos pode causar prejuízo à comunicação. O elemento da comunicação, que indica o meio pelo qual a mensagem é transmitida, trata-se de:
Concurso:
Instituto Federal Pará
Disciplina:
Psicologia
Eu não caibo mais nas roupas que eu cabia Não encho mais a casa de alegria Os anos se passaram enquanto eu dormia E quem eu queria bem me esquecia
(Arnaldo Antunes.)
A transição da adolescência se inicia, fundamentalmente, na raiz das mudanças biológicas que ocorrem no organismo. No entanto, essas mudanças estão estreitamente relacionadas com mudanças psicológicas e contextuais que o adolescente vivencia. Desta forma, não se pode entender bem essa transição sem analisar as complexas interações entre os níveis biológico, psicológico e cultural. Essas questões aparecem na música de Arnaldo Antunes, ao se referir a esse conflito do jovem que lida com um novo corpo e tem novas exigências sociais, ou seja, à raiz das transformações físicas que vai percebendo em si mesmo. Considerando as mudanças físicas, cognitivas e psicossociais que ocorrem na adolescência, assinale a afirmativa que indica uma mudança psicossocial.
(Arnaldo Antunes.)
A transição da adolescência se inicia, fundamentalmente, na raiz das mudanças biológicas que ocorrem no organismo. No entanto, essas mudanças estão estreitamente relacionadas com mudanças psicológicas e contextuais que o adolescente vivencia. Desta forma, não se pode entender bem essa transição sem analisar as complexas interações entre os níveis biológico, psicológico e cultural. Essas questões aparecem na música de Arnaldo Antunes, ao se referir a esse conflito do jovem que lida com um novo corpo e tem novas exigências sociais, ou seja, à raiz das transformações físicas que vai percebendo em si mesmo. Considerando as mudanças físicas, cognitivas e psicossociais que ocorrem na adolescência, assinale a afirmativa que indica uma mudança psicossocial.
Concurso:
Instituto Federal Pará
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), instituído pela Lei nº 8.069/1990, estabelece as referências que a educação escolar deve seguir para dar sua resposta à sociedade, para que os profissionais responsáveis por ela devem voltar seu olhar: [...] à percepção histórica da escola como espaço do castigo – a palmatória e a vara de marmelo, o grão de milho, copiar cem vezes “não devo responder a minha professora”, ficar sem recreio – até muito pouco tempo institucional e reconhecido pela comunidade como recurso didático-pedagógico, mais recentemente configurado nas manifestações públicas e explícitas de desqualificação: uma violência historicamente situada [...].
(GOMES,2013, p.73-4.)
Libertar a educação de características autoritárias e promover relações pessoais colaborativas, sob a luz do ECA, contribui para processos de mudanças e transformações sociais. A educação escolar encontra nas leis e no ECA fundamentos para mudar seu olhar a respeito do seu modus operandi. Considerando o disposto no ECA, no que se refere ao dever de velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor, analise as afirmativas a seguir.
I. Os agentes públicos executores de medidas socioeducativas encarregados de cuidar de crianças e de adolescentes poderão utilizar castigo físico como forma de correção e disciplina, quando estes estiverem cumprindo medidas socioeducativas.
II. O tratamento cruel ou degradante é uma conduta de tratamento em relação à criança ou adolescente que cause humilhação, ameaça grave ou que o ridicularize; portanto, passível a quem aplicou, sofrer sanções conforme a gravidade do fato ocorrido.
III. O castigo físico como ação de natureza disciplinar ou punitiva aplicada pelos pais, ou integrantes da família ampliada, com o uso da força física sobre a criança ou adolescente que resulte em sofrimento físico ou lesão, estarão sujeitos, sem prejuízo de sanções cabíveis, às medidas previstas e aplicadas de acordo com a gravidade do caso.
Está correto o que se afirma em
(GOMES,2013, p.73-4.)
Libertar a educação de características autoritárias e promover relações pessoais colaborativas, sob a luz do ECA, contribui para processos de mudanças e transformações sociais. A educação escolar encontra nas leis e no ECA fundamentos para mudar seu olhar a respeito do seu modus operandi. Considerando o disposto no ECA, no que se refere ao dever de velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor, analise as afirmativas a seguir.
I. Os agentes públicos executores de medidas socioeducativas encarregados de cuidar de crianças e de adolescentes poderão utilizar castigo físico como forma de correção e disciplina, quando estes estiverem cumprindo medidas socioeducativas.
II. O tratamento cruel ou degradante é uma conduta de tratamento em relação à criança ou adolescente que cause humilhação, ameaça grave ou que o ridicularize; portanto, passível a quem aplicou, sofrer sanções conforme a gravidade do fato ocorrido.
III. O castigo físico como ação de natureza disciplinar ou punitiva aplicada pelos pais, ou integrantes da família ampliada, com o uso da força física sobre a criança ou adolescente que resulte em sofrimento físico ou lesão, estarão sujeitos, sem prejuízo de sanções cabíveis, às medidas previstas e aplicadas de acordo com a gravidade do caso.
Está correto o que se afirma em