Filtrar


Questões por página:
Luckesi (2005, p.34) afirma que “a atual prática da avaliação escolar estipulou como função do ato de avaliar a classificação e não o diagnóstico, como deveria ser constitutivamente”. Para o autor, com a função classificatória, a avaliação se torna um instrumento estático e frenador do processo de crescimento. Por outro lado, com a função diagnóstica, a avaliação é:
Um dos grandes desafios da escola hoje é tornar-se inclusiva, sendo capaz de:
Ao fazer uma revisão das antigas formas de alfabetizar, o professor Artur Gomes de Morais, no livro Sistema de Escrita Alfabética, aponta que, a partir da década de 1980, “uma má interpretação da teoria da psicogênese da escrita e uma hegemonia do discurso do letramento” teriam levado a um processo de “desinvenção” da alfabetização (2014, p.24) que, em outras palavras, levou à seguinte compreensão:
Ao se optar por organizar o trabalho pedagógico por meio de projetos, investindo na interdisciplinaridade, busca-se a superação de uma das limitações do modelo disciplinar, que é a:
De acordo com Antonio Zabala (1998), as sequências didáticas são formadas por um conjunto de atividades que oferecem uma série de oportunidades comunicativas, mas terão um bom efeito educativo ou não em função das: