Filtrar


Questões por página:
Questão Anulada
Uma mulher de 40 anos apresentou cefaleia súbita de forte intensidade, associada a náusea e vômitos, seguido de perda da consciência, e deu entrada no hospital sem nenhum déficit motor, com pupilas simétricas e fotorreagentes. Há uma rigidez de nuca importante. O diagnóstico mais provável é:
Uma adolescente do sexo feminino queixa-se de episódios de amaurose, acompanhados de disartria, vertigem e parestesia perioral, seguidos de estado confusional e de intensa cefaleia occipital pulsátil. O quadro sugere o diagnóstico de:
A paralisia que afeta a extensão dos dedos, causa fraqueza no punho e resulta em perda sensitiva na mão é conhecida como paralisia de “sábado à noite”. O nervo afetado por essa condição é o:
Uma idosa é levada ao médico em razão de uma diminuição progressiva da memória. A história patológica pregressa é irrelevante e não há relato de uso atual de medicamentos. O exame clínico é normal e o miniexame do estado mental está comprometido. O fator de risco mais importante para o desenvolvimento da doença de Alzheimer é:
Um paciente de 70 anos, há cerca de 6 meses, vem apresentando alterações progressivas na área cognitiva (memória, orientação, julgamento, afeto). Nos últimos meses, passou a ter dificuldade na marcha e, mais recentemente, incontinência urinária. Há relato de traumatismo cranioencefálico com contusão cerebral, ocorrido há menos de 1 ano. O exame de fundo de olho não evidenciou alterações e a TC de crânio mostrou dilatação das cavidades ventriculares, sem aumento proporcional do espaço subaracnóide. O diagnóstico mais provável é: