Filtrar


Questões por página:
A topografia mais comumente afetada por acidentes vasculares hemorrágicos intraparenquimatosos associados à hipertensão arterial sistêmica denomina-se:
A distonia é uma síndrome clínica definida por contrações musculares persistentes ou intermitentes que resultam em movimentos ou posturas anormais, frequentemente repetitivos. Em relação às formas hereditárias de distonia, o tipo de distonia autossômica dominante é:
Uma mulher de 57 anos apresenta uma fraqueza progressiva, dificultando suas atividades diárias (como pentear o cabelo e subir na calçada). Relata artralgia de articulações das mãos, associado a edema, eritema e descamação na face, região do decote e dorso dos membros superiores. Nas pálpebras, o eritema assumiu tonalidade violácea. Dos diagnósticos a seguir, o mais adequado é:
O alcoolismo é uma doença crônica e um transtorno comportamental que se caracteriza por episódios repetidos ou continuados de intoxicação, a ponto de interferir na eficiência do indivíduo em diversas atividades.

De acordo com a classificação das doenças neurológicas causadas pelo alcoolismo, a doença nutricional do sistema nervoso secundária ao alcoolismo chama-se:
Um homem de 53 anos notou dificuldade para engolir e falar nos últimos meses. O exame mostrou atrofia e fasciculação de língua, discreto déficit motor nos 4 membros e fasciculações generalizadas. Há hiperreflexia profunda e sinal de babinski bilateral. O restante do exame neurológico foi normal. O diagnóstico mais provável é de: