Questões de Concurso
Filtrar
1.103 Questões de concurso encontradas
Página 38 de 221
Questões por página:
Com base na Obra Psicoterapias – Abordagens Atuais de Aristides Volpato Cordioli e Colaboradores, em relação aos Fundamentos da Psicoterapia, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. Originalmente chamada de cura pela fala, a psicoterapia originou-se da medicina antiga, da religião, da cura pela fé e pelo hipnotismo, sendo que no final do Século XIX tornou-se uma atividade médica restrita somente aos médicos psiquiatras.
II. É um método de tratamento realizado por um profissional, também com o objetivo de reduzir ou remover um problema, queixa ou transtorno definido de um paciente ou cliente que deliberadamente busca ajuda.
III. É realizada em um ambiente primariamente interpessoal, utilizando a comunicação verbal como principal recurso.
IV. Não se distingue de outras modalidades de tratamentos já que na atividade a relação paciente e terapeuta acontece de forma predominantemente unilateral, exercida por alguém, sobre outra pessoa como ocorre em outros tratamentos médicos.
Para Vygotsky (1996), Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) é a distância entre o nível de desenvolvimento real e nível de desenvolvimento proximal. Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas e assinale a alternativa correta.
I. Nível de desenvolvimento real, ou seja, determinado pela capacidade de resolver problemas independentemente.
II. E, o nível de desenvolvimento proximal, demarcado pela capacidade de solucionar problemas com ajuda de um parceiro mais experiente.
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa com a sequência correta para o que se aplica sobre a atuação do psicólogo na Assistência Social.
( ) A Psicologia pode oferecer, para a elaboração e execução de políticas públicas de Assistência Social – preocupadas em promover a emancipação social das famílias e fortalecer a cidadania junto a cada um de seus membros –, contribuições no sentido de não considerar e não atuar sobre a dimensão subjetiva dos indivíduos, favorecendo o desenvolvimento da autonomia e cidadania.
( ) Tem como finalidade básica o fortalecimento dos usuários como sujeitos de direitos e o fortalecimento das políticas públicas.
( ) As práticas psicológicas devem categorizar, patologizar e objetificar as pessoas atendidas, e buscar compreender e intervir sobre os processos e recursos psicossociais, estudando as particularidades e circunstâncias em que ocorrem.
( ) Uma Psicologia comprometida com a transformação social toma como foco as necessidades, potencialidades, objetivos e experiências dos oprimidos.