Filtrar


Questões por página:

O Art.2º correspondente à Lei nº 10216, de 06 de Abril de 2001, descreve alguns direitos que uma pessoa portadora de transtorno mental possui. Analise as assertivas e assinale a alternativa correta.


I. Ter direito à presença médica, em qualquer tempo, para esclarecer a necessidade ou não de sua hospitalização involuntária.

II. Ter acesso ao melhor tratamento do sistema de saúde, consentâneo às suas necessidades.

III. Ser tratada com humanidade e respeito e no interesse exclusivo de beneficiar sua saúde, visando alcançar sua recuperação pela inserção na família, no trabalho e na comunidade.

IV. Ser tratada, preferencialmente, em serviços comunitários de saúde mental.

De acordo com a Lei nº 8080 de 19/09/1990, assinale a alternativa que descreve o que consta no Art.1º.
De acordo com a Resolução CFESS nº 493/2006, o local de atendimento destinado ao assistente social deve ser dotado de espaço suficiente para abordagens individuais ou coletivas, conforme as características dos serviços prestados, e deve possuir e garantir as seguintes características físicas, exceto:
São eixos de atuação de assistentes sociais na Política de Saúde, conforme o documento Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde (CFESS):

De acordo com o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), as competências e atribuições dos assistentes sociais, na política de Assistência Social, requisitam do profissional algumas competências gerais que são fundamentais à compreensão do contexto sócio-histórico em que se situa sua intervenção. Sobre tais competências gerais, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.


I. Apreensão crítica dos processos sociais de produção e reprodução das relações sociais numa perspectiva de totalidade.

II. Análise do movimento histórico da sociedade brasileira, apreendendo as particularidades do desenvolvimento do Capitalismo no país e as particularidades regionais.

III. Compreensão do significado social da profissão e de seu desenvolvimento sócio-histórico, nos cenários internacional e nacional, desvelando as possibilidades de ação contidas na realidade.

IV. identificação das demandas presentes na sociedade, visando formular respostas profissionais para o enfrentamento da questão social, considerando as novas articulações entre o público e o privado.