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Questões por página:
Como um campo científico e de formação educacional, o Ensino Religioso atende a uma metodologia específica, debatida por diferentes autores. Sobre essa temática, analise as afirmativas abaixo:
I. A mudança do perfil catequético do componente curricular de Ensino Religioso está ligada a elaboração das leis e documentos norteadores da educação, especialmente a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular.
II. A metodologia para o componente curricular de Ensino Religioso está preocupada com o respeito à laicidade do Estado, as liberdades religiosas, os diálogos com as temáticas socioculturais regionais e nacionais.
III. A metodologia para o Ensino Religioso deve se valer de um processo educacional inclusivo, com valorização dos conhecimentos prévios dos estudantes, do seu cotidiano e dos debates plurais.
Está CORRETO o que se afirma em
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Sobre essa temática, assinale a alternativa CORRETA.
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Com base na análise do texto, assinale a alternativa CORRETA.


( ) As escolas privadas confessionais não necessitam seguir as orientações educacionais sobre o respeito à diversidade e pluralidade religiosa.

( ) Os debates desenvolvidos no componente curricular sobre o Ensino Religioso são fundamentais para a promoção do respeito e a construção de alteridades.

( ) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional garante total liberdade às escolas confessionais para elaboração dos seus conteúdos sobre o Ensino Religioso.

( ) Os diálogos educacionais no componente curricular de Ensino Religioso também devem refletir o cotidiano dos discentes e dos espaços sociais em que estão inseridos.

( ) A partir de uma prática colaborativa, os debates sobre as religiões devem partir de um diálogo inclusivo e propositivo, com problematizações socioculturais sobre as diferentes devoções e práticas.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

Sobre a origem do Ensino Religioso, analise as afirmativas abaixo:
I. O Ensino Religioso como componente curricular teve a sua origem nas instituições escolares mantidas pelo Estado, com valorização do direito da pluralidade cultural, com um sistema escolar organizado de forma independente e as igrejas com menor ou nenhuma influência nos debates escolares.
II. Como componente curricular, o Ensino Religioso passou a ser pensado a partir de orientações próximas das práticas da leitura, da escrita e dos elementos matemáticos.
III. O Ensino Religioso, como componente curricular, foi estruturado durante o período colonial brasileiro, implementado pelas ordens e congregações religiosas, especialmente os membros da Companhia de Jesus.
Está CORRETO o que se afirma em
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Com base na charge e no texto, assinale a alternativa CORRETA.